terça-feira, junho 30, 2009

CATACUMBAS DE ROMA REVELAM A MAIS ANTIGA IMAGEM DO APÓSTOLO PAULO

Arqueólogos do Vaticano usando tecnologia laser descobriram nas paredes da catacumba de Santa Tecla, nas entranhas de Roma, aquela que julgam ser a mais antiga imagem conhecida do apóstolo Paulo, datando de finais do 4º século.
O "achado" foi revelado no passado Domingo pelo jornal Observatore Romano, do Vaticano, que publicou a fotografia do fresco com a imagem da face de um homem com a testa enrugada, e uma barba preta pontiaguda dentro de uma áurea amarela, num fundo vermelho.
A descoberta sensacional, que envolveu a remoção de camadas de barro e cal utilizando raios laser foi anunciada um dia antes da celebração romana do dia de S. Paulo e S. Pedro (feriado nacional).
O túmulo de Paulo foi também recentemente descoberto e exames provam a existência de restos de uma pessoa do 1º ou 2º século d.C., dando evidência à suspeita de que se trata realmente do apóstolo dos gentios.
Paulo - o grande missionário judeu - levou o Evangelho aos gentios e crê-se que foi decapitado em Roma por volta do ano 65 d.C. Foi o autor humano de uma grande parte dos escritos do Novo Testamento, e a sua conversão de judeu ortodoxo fariseu a seguidor de Jesus deu-se de forma dramática, tendo encarado Jesus face a face, tornando-o no mais ousado apóstolo, evangelista e pastor de almas de sempre. Nenhum outro judeu sofreu tanto pela causa do Messias como este homem.
Podemos dizer que, a seguir ao próprio Jesus Cristo, este é o Judeu que mais benefícios trouxe à humanidade!
Os cristãos primitivos em Roma sepultavam os seus mortos dentro das catacumbas, no subsolo da cidade e decoravam as paredes dos corredores com imagens devocionais, ao estilo de Pompeia.
Shalom, Israel!

1 comentário:

Unknown disse...

Ninguém poderá afirmar que o apóstolo dos apóstolos tinha este aspecto. O desenho é de origem bem posterior à época de Paulo, pelo que tudo é possível. Face aos seus escritos e à sua maneira de ser, acredito que Paulo tinha um aspecto sóbrio.