quinta-feira, junho 11, 2009

EUROPA PRESSIONA ISRAEL

O chefe das relações exteriores da Europa dos 27, o espanhol Javier Solana, encontrou-se nesta manhã com o presidente de Israel, Shimon Peres, na sua casa oficial em Jerusalém, afirmando que a Europa "olha nos olhos" dos EUA, acompanhando a mesma política de "2 estados convivendo lado a lado" na Terra de Israel.
Esta tarde Solana vai encontrar-se com o primeiro-ministro de Israel, antevendo-se a pressão que a Europa está exercendo juntamente com a administração de Hussein Obama sobre Israel.
Daqui a três dias o primeiro ministro fará um discurso aguardado com grande expectativa em Israel. Não será coincidência a afirmação esta manhã do presidente de Israel de que poderá ser aceite a cláusula 2 do processo de paz americano, que antevê a existência de um estado palestiniano com fronteiras temporárias.
Será esta uma premonição de uma mudança da política de Israel? Esperemos que Netanyahu não engane o seu eleitorado, e muito menos se comprometa numa "solução" que poderá trazer o início do fim de Israel. Claro que isso é quase uma impossibilidade. Esperemos que assim seja mesmo. Para o bem de Israel.
Shalom, Israel!

Sem comentários: