sábado, setembro 12, 2009

DESCOBERTA SINAGOGA NA CIDADE DE MARIA MADALENA



As escavações arqueológicas realizadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel para a construção de um hotel na praia da cidade de Migdal( Torre), da empresa do Portal do Arco Novo, revelou uma construção de uma sinagoga do período do Segundo Templo, (de -50 AC a 100 dC), tendo no centro uma pedra esculpida com o candelabro de sete braços(menorah). A escavação está sendo realizada por Dina Avshalom e Gurney Oarfn Nadjar da Autoridade de Antiguidades de Israel.
No salão principal da sinagoga, com cerca de 120 metros quadrados está um banco de assentos de pedra usados pelos participantes da sinagoga, construída ao lado da parede da sala. Há ainda um pavimento em mosaicos e paredes embossadas com gesso pintadas em frescos decorativos.
No centro da construção encontrou-se uma rocha quadrangular decorada com relevos nos quatro lados. Na sua parte superior está gravado e entalhado na pedra o candelabro do templo (de sete braços chamado de Menorah) com bases triangulares, e ânforas (jarros) em ambos os lados.
Segundo a diretora da escavação, Dina Avshalom - Gurney da Autoridade de Antiguidades de Israel, "esta é uma descoberta única e emocionante". Esta foi a primeira vez que o candelabro de 7 lâmpadas, parte da decoração do Templo, estava intacto. Esta lâmpada mostra e comprova o contexto judaico descoberto, datado dos dias em que o templo estava erguido em Jerusalém (período romano precoce). Estima-se que a gravura que aparece na pedra teria sido feita por um artista que viu o candelabro do Templo (de sete braços) em Jerusalém. Esta é uma das mais antigas sinagogas descobertas neste período, junto com outras 6 sinagogas conhecidas no mundo do Período do Segundo Templo.
Segundo o ministro da Cultura e do Desporto, Limor Livnat, "Esta importante descoberta revela a extensão do assentamento judaico no norte do país durante o período do Segundo Templo. Tenho a certeza de que o local se tornará numa atracção turística em Israel e no exterior, e lançará luz sobre a vida da comunidade judaica durante o período do Segundo Tempo ".
José Miguel Abat, representante da empresa Portal do Arco Novo, expressou a sua satisfação sobre a descoberta, dizendo que "reforça a intenção da empresa para estabelecer na região um centro de diálogo e respeito entre religiões e culturas diferentes". Acrescentou: "Estamos confiantes de que o centro desta descoberta que foi planeada vai atrair muitos turistas e visitantes de Israel e de todo o mundo."
A sinagoga está localizado na cidade de Migdal (torre, no aramaico - Magadala), que foi citada em fontes judaicas, na obra: A Grande Revolta de Flávio Josefo (Chefe da rebelião alí) como sendo um lugar de grande importância na Galiléia. Migdal continuou a resistir aos romanos mesmo após a entrega da Galiléia, mesmo após Tiberíades render-se aos romanos. 'Magadalaa é mencionada nas fontes cristãs, como sendo o lugar onde vivia Maria Madalena (Migdal), que era uma das mulheres do grupo de Jesus, segundo os textos neo-testamentários.
Após a conquista pelos romanos, a cidade foi destruída e muitos habitantes foram mortos. No final do período do Segundo Templo, Migdal aparece como centro dos gestores de bacias hidrográficas no oeste do Mar da Galiléia. Até ao estabelecimento de Tiberíades em 19 dC, Migdal foi a única grande povoação na costa ocidental do Mar de Galiléia.

Migdal Hoje

Migdal (em hebraico: מִגְדָּל) (lit. Tower) é uma vila no distrito do norte de Israel. Foi fundada em 1910, e foi-lhe concedido o estatuto de autarquia local em 1949. Tem uma população de 1500 pessoas (2006). Migdal fica perto de Ginosar, a cerca de 8 km ao norte de Tiberíades. Fica no litoral do Mar da Galiléia, incluindo o Tamar, Ilanot e as praias do Monte Arbel.

História

A cidade recebeu o mesmo nome da cidade velha de Migdala Nunia (no aramaico: Torre do Peixe) e está situada a oeste do Kinneret (Mar da Galiléia) em Tiberíades, na estrada que segue para Rosh Pina no alto da montanha ao norte.

Em 1908, um pequeno grupo de católicos alemães que identificou o local como o
local de nascimento de Maria Madalena estabeleceu-se por ali. Saíram depois de um ano, e a terra foi comprada pelos sionistas da Rússia, os quais fundaram alí uma quinta (fazenda), Ahuzat Moskva (Possessão de Moscovo) em 1910. Poucos anos depois, a terra foi vendida a investidores privados. Um acampamento de trabalhadores do Gdud HaAvoda (agrupamento do trabalho) construiu a estrada de Tiberíades e Rosh Pina foi criada lá em 1921.

Migdal Bíblica

Magdala (aramaico מגדלא Magdala; מגדל hebraico Migdal, que significa "Torre"; árabe Al Qaryat قرية الممجدل Majdal) é o nome no período dos dois templos mencionado no Talmude e que foi mencionado no Novo Testamento.

O Novo Testamento faz uma menção de um lugar chamado Magdala. Em Mateus 15:39 lê-se: "E ele [Jesus], deixando a multidão, e tomou um barco, e foi para as costas de Magdala". No entanto, os manuscritos mais confiáveis no grego dão ao lugar o nome "Magadan", e as mais modernas traduções acadêmicas (como a versão revisada) seguem este nome.

A passagem paralela no Evangelho de Marcos 8:10, dá (na maioria dos manuscritos) um nome de um lugar completamente diferente, Dalmanuta, apesar de um punhado de manuscritos, quer dar Magdala ou Magadan (Throckmorton, 1992, p. 96), presumivelmente por assimilação no texto de Mateus (considerado a fonte mais antiga dos evangelhos).

O Talmude menciona dois lugares chamados de Magdala.
Magdala Gadar - Uma situava-se no leste, no Rio Yarmouk, perto de Gadara (na Idade Média "Jadar", agora Umm Qais), adquirindo assim o nome de Magdala Gadar.
O município moderno israelita de Migdal (Khirbet Medjdel) foi fundado em 1910, a cerca de 6 km ao norte de Tiberíades, e expandiu-se para a área da antiga aldeia.
A razão para o interesse em um lugar chamado Magdala é que todos os quatro Evangelhos referem-se a uma seguidora de Jesus que se chamou Maria Madalena, dizendo-se sempre que isso significa "Maria de Magdala", embora não haja informação a indicar se esta era sua residência, sua terra natal, ou se ela tinha alguma outra conexão com o lugar.

A maioria das tradições cristãs declaram que ela era do lugar a que o Talmud chama de Magdala Nunayya, e que esta também é onde Jesus desembarcou na ocasião registada por Mateus.

Flávio Josefo menciona uma cidade da Galiléia destruída pelos romanos na guerra judaica (III, X), com o nome grego Tariquéia (Josephus não dá o seu nome hebraico), cuja prosperidade vinha da pesca, e alguns autores (por exemplo, Achtemeier de 1996) identificam esta como a Magdala bíblica.
Shalom, Israel!


1 comentário:

walter silva disse...

Uma observação: A fonte considerada por todos os exegetas é Marcos e não Mateus. A tal ponto
que Mateus transcreveu de Marcos 600 versículos,dos 690 existentes.
Também Lucas transcreve mais de
400 versiculos dele e João direciona
a paixão de Cristo seguindo a Marcos.As grandes fontes dos Eavangelhos são Marcos e Fonte Q
além é lógico as tradições de cada comunidade.Escrevi em termos de colaboração copm o sutor do blogue. Um abração!