quinta-feira, novembro 12, 2009

A Casa dos Representantes Brasileira ratificou hoje o acordo com a Mercosur (Mercado Comum da América do Sul) que antevê um quadro para o comércio livre entre Israel e quatro países sul-americanos.
De forma a tornar-se efectivo, o acordo terá ainda de ser ratificado pelo Senado Brasileiro.
Comentando este acordo durante a sua visita oficial ao Brasil, o presidente israelita Shimon Peres disse que a decisão do Brasil foi "dramática e oportuna tendo em vista o seu potencial económico".
Este "Mercado Comum da América do Sul" foi fundado em 1991 e constitui um grande bloco de comércio livre do qual fazem parte o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai.
Hoje ainda Israel assinou com o Brasil um acordo de 350 milhões de dólares para o fornecimento de dezenas de avionetas não tripuladas para a Polícia Nacional destinadas ao patrulhamento das fronteiras brasileiras e a ajudar a prevenir o tráfico de armas, drogas e recursos naturais não especificados. Serão ainda utilizados para aumentar a segurança durante o campeonato do mundo de futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Entretanto, no seu encontro no Itamaraty com o presidente Lula da Silva, Shimon Peres convidou-o a visitar Israel, não se opondo a que o mesmo possa também visitar o lado palestiniano devido à amizade que Lula tem com os palestinianos.
Shalom, Israel!

Sem comentários: