sexta-feira, fevereiro 19, 2010

UMA REVOLUÇÃO NO DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS DO CORAÇÃO

Apesar de como se sabe, as doenças do coração serem a causa de morte nº 1 nas nações desenvolvidas, há uma peça crítica que falta no tratamento feito na fase inicial do diagnóstico. Na altura em que o paciente já sofreu o ataque cardíaco, o estrago já foi feito, e no entanto é precisamente aí que a maioria das pessoas descobre que tem problemas cardíacos.
Uma nova invenção de Israel poderá agora fornecer a imagem fixa do coração e isso será a peça que falta.
O Dr. Ehud Dafni, CEO da companhia israelita Arineta, inventou o primeiro sistema de imagens tomografia computorizada (CT) especificamente designado para o coração. Até agora as CT ao coração não eram possíveis porque o órgão está constantemente em movimento de pulsação. Tecnologia recente tem possibilitado a captação de imagens fixas do coração, mas só através de equipamento muito caro que não é destinado especificamente para imagens do coração, além de utilizar grandes quantidades de radiação.
O Dr. Dafni explica então que este equipamento é pequeno, barato e utiliza apenas uma pequena quantidade de radiação. Visto custar pouco e ser fácil de manusear, esse equipamento poderá ser usado para exames preventivos, da mesma forma que a mamografia é hoje utilizada para diagnósticos prévios do câncer da mama.
Segundo o médico, quando as pessoas atingem a idade de risco de doenças coronárias (45 anos para os homens e 55 para as mulheres), um exame cardíaco CT a cada cinco anos poderá significar um diagnóstico prévio das condições que poderão conduzir a um ataque fatal. Poderá também gerar uma redução significativa da necessidade de procedimentos invasivos e de cirurgias.
Israel continua a ser uma bênção para o mundo! Bem hajam!
Shalom, Israel!

Sem comentários: