terça-feira, março 30, 2010

ESTAMOS NA PÁSCOA JUDAICA



Iniciou-se ontem à noite uma das festas mais importantes do calendário religioso judaico: a PESACH, ou seja, a PÁSCOA.
Esta é uma das festas bíblicas que todo o povo de Israel celebrava em lembrança da sua libertação da opressão do Egipto. É celebrada no mês bíblico de Nisan (14 a 21), tendo a duração de 8 dias e está detalhada no livro de Levítico 23.
Esta festa inicia-se com uma refeição (ceia) especial chamada de seder na noite do primeiro dia da Páscoa. O dia judaico bíblico começa com o pôr de sol. Durante esta refeição especial, a história de como Deus libertou os filhos de Israel da escravidão do Egipto é contada em detalhe com músicas, comidas simbólicas e liturgias. Esta festa é mais ou menos celebrada em praticamente todas as casas judaicas, à medida que as famílias se reunem para lembrar a protecção e a provisão de Deus.
As Escrituras ensinam que durante esta festa não se pode comer nada em que haja fermento. Durante estes 8 dias não se pode comer nenhum pão ou outro alimento que tenha qualquer fermento. Nos dias que antecedem a Páscoa é feita em cada casa uma "operação de limpeza" sem precedentes, para que não haja uma só migalha com fermento dentro da casa.
Cada peça de roupa é tirada do armário, os bolsos são virados para fora e tudo é lavado. Panelas e tachos são levados para centros comunitários para serem fervidos em enormes cubas para certificação de que nenhum fermento permanece. No último dia antes do início da Páscoa os últimos vestígios de pão ou de outros produtos levedados são ajuntados e cerimonialmente incinerados.
Esta festa é rica em simbolismos, tanto para judeus como para cristãos. O apóstolo Paulo diz-nos que o fermento simboliza o pecado. Nos tempos bíblicos era também sacrificado um cordeiro sem qualquer mancha ou mácula.
A Ceia do Senhor é a celebração dessa ceia pascal - o seder - e o dia de Páscoa é o Dia da Ressurreição do Cordeiro de Deus, que teve lugar durante a semana da Páscoa judaica.
"E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egipto". - Êxodo 12:13.
Boa Páscoa!
Shalom Israel!

Sem comentários: