sexta-feira, julho 30, 2010

JORNALISTA ÁRABE CONFIRMA QUE O PROBLEMA DE GAZA NÃO É ISRAEL

Um jornalista do diário egípcio Al-Ahram confirmou aquilo que um punhado de repórteres ocidentais têm integral e recentemente relatado: que Gaza não está realmente fechada num cerco e que qualquer opressão sentida pelos palestinianos locais é causada pelos outros árabes, e não por Israel.
Em chocante contraste com os relatos regulares da mídia ocidental que falam de privação e carência generalizadas em Gaza, o jornalista Ashraf Abu al-Houl relatou que "prevalece um sentimento de absoluta prosperidade, manifesta pelos enormes resorts ao longo e perto da costa de Gaza."
Ashraf Abu al-Houl escreveu ainda: "a visão das mercadorias e dos luxos que enchem as lojas de Gaza espantou-me". Não apenas isso, mas o jornalista também descobriu que a maior parte dos bens pode ser comprada em Gaza a preços muito mais baixos do que no Egipto porque em Gaza "a oferta é muito maior que a procura."
Tal como alguns poucos jornalistas ocidentais tiveram coragem de relatar, esse facto levou al-Houl ao reconhecimento de que o limitado embargo israelita à Faixa de Gaza controlada pelo Hamas "é formal ou político, não é económico". Em outras palavras, Israel não está causando uma crise humanitária ou económica em Gaza.
Há contudo pobreza generalizada em Gaza, mas que é fruto da corrupção, existindo um grande fosso entre "os que têm" e "os que não têm".
Al-Houl entrevistou o activista político Mustafa Ibrahim, que contou que cerca de vinte por cento dos habitantes de Gaza controlam quase toda a riqueza do território, e quase todos eles estão afiliados de perto com o movimento Hamas, que dirige o governo local. Os habitantes ricos de Gaza investem fortemente na indústria do lazer e gastam desordenadamente, ao mesmo tempo que cobram taxas vergonhosamente caras para luxos básicos, como por exemplo frequentar uma praia.
Entre o resto da população, o desemprego atinge aproximadamente os 45%, e esses são os habitantes de Gaza constantemente apresentados pela mídia ocidental como "produtos" da assim chamada "opressão israelita".
A reacção mundial a essas imagens transmitidas pela mídia é inundar Gaza com mais ajuda humanitária, que passa pelas mãos dos ricos, acabando por torná-los ainda mais ricos, ao passo que os pobres ficam mais pobres...
As autoridades israelitas têm vezes sem conta aludido a esta situação no passado quando avisavam que não havendo hoje uma crise humanitária em Gaza, a comunidade internacional vai acabar por criar uma ao entregar-se nas mãos da classe da elite corrupta do território.
Shalom, Israel!

Sem comentários: