sexta-feira, janeiro 14, 2011

RUA JAFFA SEM CARROS - VIVA O METRO!

A famosa Jaffa Road, uma das principais artérias de Jerusalém, vai dizer adeus aos carros para receber apenas pessoas e o transporte por metro de superfície.
Esta é uma revolução na famosa rua construída há 150 anos durante o império turco otomano, e que liga a cidade velha à parte moderna, até à estação rodoviária. É também uma rua muito comercial, por onde passam anualmente milhões de turistas, cruzando com a famosa rua Ben Yehuda.
Até Abril próximo, haverá um autocarro, a "linha 11", que irá circular ainda pela rua Jaffa. Depois dessa altura, entrará em funcionamento o metro de superfície, que circulará desde Pisgat Ze'ev até ao Monte Herzl, atravessando toda a rua Jaffa.
Os residentes locais terão viagens gratuitas no metro até Agosto, de forma a atenuar algum furor causado pela proibição dos carros naquela rua.
Há alguma confusão e contestação à medida, uma vez que a rua Agrippas (paralela à Jaffa) terá de aguentar com todo o tráfego de autocarros, não tendo a rua condições próprias para tal. Mas, como acontece com tudo em Israel, começa-se sempre com muito barulho e confusão, mas acaba sempre bem...
Shalom, Israel!

Sem comentários: