quinta-feira, maio 12, 2011

CRIMINOSO DE GUERRA NAZI CONDENADO A 5 ANOS

Fez-se finalmente alguma justiça: o Tribunal de Munique declarou culpado de participar na morte de 27.900 judeus no campo de morte de Sobibor, na Polónia, John Demjanjuk, de 91 anos, oriundo da Ucrânia. Na opinião dos juízes israelitas envolvidos no processo, "a justiça, apesar de tardia, foi finalmente feita." O criminoso foi condenado a 5 anos de prisão.
Os seus advogados irão decorrer da sentença.
Há duas décadas que este processo decorria, inicialmente em Israel, onde ele era acusado de ser o carrasco "Ivan, o Terrível", o famoso e temível guarda no campo de morte de Treblinka. Apesar de o tribunal israelita o ter condenado à morte, novas evidências pouparam-no dessa condenação.
Mesmo assim há testemunhas das atrocidades cometidas em Treblinka que afirmam ser ele o "Ivan, o Terrível", mas os juízes afirmam não haver provas concludentes.
Alguma justiça terá sido feita pelo tribunal alemão. Pelo menos acabará os seus dias atrás das grades, sentença demasiado ténue para tão grande culpado, mas para que o mundo não esqueça que todo o crime deve ter castigo.
Shalom, Israel!

Sem comentários: