segunda-feira, junho 06, 2011

MR. HEAVY METAL TOCA HINO NACIONAL DE ISRAEL

Se você é como eu, ou seja, não somos "metaleiros", o nome do judeu Marty Friedman pode não nos dizer nada. Para para os amantes deste estilo de música - o heavy metal - o nome de Marty Friedman é bastante conhecido. Ele é considerado um dos melhores guitarristas do mundo, tocando como guitarrista principal da banda Megadeth, galardoada com um Grammy. Friedman é ainda conhecido pelos seus muitos projectos e carreira a solo.
Mas para os japoneses, o nome Friedman é sinónimo de Mr. Heavy Metal, o imparável guitarrista de rock, com longos cabelos ondulados e que, não menos importante, pega em músicas populares japonesas do pop japonês e transforma-as em peças instrumentais de heavy metal



Oriundo de Maryland, EUA, Friedman tocou em Israel pela terceira vez em 31 de Maio passado. Friedman nasceu em 1962 e a sua carreira musical é impressionante.
Após fundar a banda Cacophony, Friedman alcançou o expoente máximo em 1989, quando se tornou no guitarrista principal na já mundialmente famosa banda de trash metal Megadeth, que tocou este ano em Israel pela quarta vez. O vocalista principal, Dave Mustaine, é também judeu de nascimento.
Apesar de ser o guitarrista principal de uma banda tão poderosa, Friedman não estava completamente satisfeito: em finais de 1999 partiu para outros tipos de música e decidiu viver no Japão.
A sua carreira continuou após esta mudança e desenvolveu-se rapidamente, não só como guitarrista, mas também como produtor e personalidade dos mídia. Friedman tem agora o seu próprio show na TV, chamado Rock Fujiyama, que apresenta num japonês fluente. Tem aparecido frequentemente nos mídia locais, ganhando o apelido de HebiMeta San, ou seja: Mr. Heavy Metal.
E o show de Friedman no dia 31 de Maio em Tel Aviv foi soberbo. Realizou-se no "Reading 3", um clube de dimensão média no porto de Tel Aviv. O show iniciou-se com o Hatikva, o hino nacional israelita tocado em guitarra eléctrica. Não foi uma surpresa, visto que o show de Friedman em 2007 também se iniciou com o Hatikva. Um video do concerto no youtube com a multidão entusiasmada a cantar o hino já tem mais de 97.000 hits.
O virtuosismo de Friedman na guitarra com técnicas originais marcaram presença, tal como o seu longo cabelo ondulado. A sua banda é composta de extraordinários músicos japoneses. Apesar de novos, o profissionalismo musical, o talento, o entusiasmo e a enorme motivação foram bem revelados.
Durante o concerto, Friedman expressou o quanto ama Israel. Pode parecer lugar comum que um artista judeu ame Israel, mas hoje, infelizmente, isso não é tão óbvio. Alguns músicos têm até recusado tocar em Israel. Escutar um artista num palco israelita afirmar a sua paixão por Israel pode ser considerado como uma amabilidade, ou palavras de ocasião. Mas nos anos recentes, dizer-se "Eu amo Israel" em público é definitivamente uma afirmação.

Após a final do concerto, a banda voltou ao palco para tocar com Yossi "Sassi" Saharon, guitarrista principal da Orphaned Land, a mais bem conhecida banda israelita de metal e uma das pioneiras em todo o Médio Oriente.
Há muitos músicos de rock judeus famosos no mundo. Mas nem todos vêm tocar em Israel. Menos ainda pensam viver em Israel. Há também muitos géneros de música underground em Israel que mereceriam maior apreciação, apoio e publicidade. Muitas bandas israelita de qualidade ligadas ao hard rock, metal e ao rock alternativo têm recentemente ganho sucesso no estrangeiro: uma é a Orphaned Land, a outra é a Salem. Israel está-se tornando uma atracção também no mundo musical.
O show de Marty Friedman seria espantoso em qualquer parte do mundo, mas ver em Israel um grupo dessa qualidade trouxe outro sabor. Além disso, o facto de Friedman ser um judeu e tocar o hino nacional de Israel tornou o show muito especial para o fã do metal israelita.
Shalom, Israel!










Sem comentários: