quinta-feira, julho 21, 2011

JERUSALEM - UMA CIDADE CADA VEZ MAIS RELIGIOSA

Estatísticas reveladas pelo Instituto de Jerusalém para os Estudos Israelitas demonstram que a população dos religiosos nacionalistas está-se a tornar no segundo maior sector populacional na Cidade, à medida que os grupos haredim procuram soluções de alojamento em outras partes.
Sendo a mais diversificada e complexa cidade em Israel, Jerusalém é também a mais imprevisível. Um exemplo é a população religiosa-nacionalista na capital que está crescendo a um ritmo mais rápido que o público ultra-ortodoxo. O sector religioso tradicional está crescendo ainda mais rapidamente.
Segundo dados divulgados pelo Instituto, tem havido desde 2003 um aumento de 19% na população religiosa tradicional (36.000 pessoas em 2009), um aumento de 15% na população nacionalista-religiosa (54.000) e 14% na população haredi (78.000).
Por outro lado, foi registada uma queda de 5% na população judaica não tradicional (55.000) e uma queda de 10% na população secular (55.000).
Uma análise conduzida pelo Instituto apontou para uma significativa diferença nas tendências da população judaica em Jerusalém em comparação com o resto do país: enquanto Jerusalém registou um crescimento de 14% no número dos haredim, no resto de todo o país foi só de 5%. E enquanto Jerusalém registou um aumento de 26% na população religiosa, no restante do país o aumento foi só de 16%.
Jerusalém será a Cidade para onde o Messias voltará, e apesar das calamidades que a aguardam, sabemos pelas profecias de Zacarias que restará um "remanescente" que permanecerá e reconhecerá o Messias na Sua próxima vinda. Não admira pois que a Cidade se esteja tornando cada vez mais religiosa, dando sinais de uma grande expectativa visível em vários sectores acerca da vinda do Messias.
Shalom, Israel!

Sem comentários: