segunda-feira, julho 25, 2011

PALESTINIANOS JÁ QUEREM DELINEAR FRONTEIRAS DO ESTADO PIRATA...

A Autoridade Palestiniana já está a planear estabelecer uniteralmente as suas próprias fronteiras em Setembro próximo.
O que é irónico é que até agora a AP não aceitava o estabelecido nessa matéria nos chamados "acordos de Oslo", mas agora o grupo palestiniano avisa Israel para não revogar o mesmo...
Segundo informações de um responsável da AP, as fronteiras irão ser estabelecidas pela própria AP e por estados árabes, acompanhando a "finalização" da sua declaração oficial como estado nas Nações Unidas, em Setembro próximo.
Bassam Al Salehi, secretário-geral da Partido do Povo Palestiniano, informou os repórteres que a liderança palestiniana perdeu a fé nas conversações de paz, e é por isso que estão a abordar o assunto através da ONU.
E acrescentou: "Os estados que se reconhecem mutuamente estabelecem as suas fronteiras".
"Até agora"
- acrescentou ainda o líder palestiniano - "já assegurámos a aprovação de cerca de 120 estados a nível mundial à existência de um estado palestiniano independente dentro das fronteiras de 1967".
"Apresentaremos Israel à ONU como uma força de ocupação. Não podemos anexar o destino de um estado independente palestiniano à vontade dos israelitas" - afirmou o líder.
Só que a iniciativa da AP enfrenta um previsível veto dos EUA no Conselho de Segurança da ONU.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, avisou há algum tempo atrás que a proposta da AP às nações do mundo reunidas na ONU tornaria nulos os "acordos de Oslo", uma vez que estes exigem conversações bilaterais, pelo que avanços unilaterais por parte da AP seriam confrontados com um "olho por olho diplomático".Prevê-se um Setembro "quente". Esperemos que a ONU tenha bom senso, pelo menos uma vez na vida...
Shalom, Israel







Sem comentários: