segunda-feira, setembro 05, 2011

ISRAELITAS DETIDOS NA TURQUIA


Cresce a tensão política entre a Turquia e Israel. Esta manhã dezenas de passageiros israelitas que chegaram a Istambul num voo da companhia turca Turkish Airlines viram os seus passaportes retidos durantes horas e eles próprios impedidos de entrar na até há pouco nação amiga, tendo sido tratados com muita dureza e humilhados pela polícia aeroportuária.
Para as autoridades israelitas, isto não é admiração, seria até de esperar, uma vez que os turcos "querem uma confrontação", mas Israel não está interessado em fazer-lhes a vontade.
Segundo as autoridades israelitas, quem vai sair prejudicada vai ser a Turquia, pois irá perder muitos milhares de turistas israelitas que anualmente ali passavam as suas férias, e negócios que empresários israelitas desenvolviam naquele país.
Toda esta arrogância típica dos turcos tem a ver com o downgrade das relações entre a Turquia e Israel, causado entre outras razões pela intervenção dos comandos israelitas no barco turco Marmara que em Maio de 2010 tentava romper o bloqueio marítimo imposto por Israel à Faixa de Gaza.
Não se sabe que tipo de retaliação poderá ter lugar no aeroporto israelita de Tel Aviv, mas a Turquia deve estar a brincar com a suposta passividade de Israel. A ver vamos...
Shalom, Israel!

Sem comentários: