segunda-feira, setembro 12, 2011

"A JORDÂNIA NUNCA SERÁ A PALESTINA"

Nas palavras do rei da Jordânia, Abdullah II, a Jordânia "nunca será a Palestina".E os avisos do rei são para levar a sério. A "Opção Jordânia" como um lar para os palestinianos é na opinião do rei uma "fantasia política", portanto nunca irá ser uma alternativa para um lar de abrigo para os palestinianos.
Essa afirmação "real" é no mínimo irónica, uma vez que 70% da população jordana é composta de palestinianos...
Segundo o jornal jordano al-Rai, o rei da Jordânia também afirmou que a Jordânia e o futuro do povo palestiniano estavam hoje em melhor forma do que Israel, acrescentando ainda que a Jordânia defenderia o direito dos palestinianos a declarar a sua independência. 
Esta preocupação do rei em reiterar o seu apoio à declaração de um estado palestiniano em 20 de Setembro tem a ver certamente com a informação prestada há 2 semanas pelo jornal saudita Al-Madina segundo a qual o rei Abdullah II teria avisado o presidente da Autoridade Palestiniana Abbas a "reconsiderar a declaração de independência". Isso porque a declaração unilateral de um estado palestiniano poria em causa o "direito de retorno" aos refugiados palestinianos que vivem na Jordânia.
Os palestinianos têm mantido a sua exigência do retorno de milhões de refugiados às suas casas, dentro de Israel, mesmo depois da hipótese de a ONU reconhecer um estado palestiniano dentro das fronteiras de Junho de 1967.
Shalom, Israel!

Sem comentários: