domingo, outubro 30, 2011

"NÃO HÁ CESSAR FOGO" - AFIRMA NETANYAHU


Horas depois de ter rompido o "cessar fogo", os terroristas do Hamas voltam a atacar o sul do Israel. O primeiro-ministro israelita Nejamin Netanyahu já afirmou contudo que os terroristas pagarão um preço maior pelos ataques do que aquele que até agora têm pago, até que o disparo de rockets termine de vez.
Hoje mesmo Netanyhu afirmou que não há cessar fogo no Sul e que as Forças de Defesa de Israel estão protegendo os cidadãos de Israel e matando os terroristas que disparam rockets.
Netanyahu expressou ainda a sua apreciação pela resistência demonstrada pelos residentes do Sul face aos ataques.
As Forças de Defesa de Israel disseram entretanto que "não estavam à espera" que os terroristas decidissem se queriam ou não um cessar fogo.
Só neste fim de semana foram disparados para o Sul de Israel 39 rockets e morteiros, atingindo Gan Yavneh, Ashdod e as comunidades da região de Eshkol. Uma pessoa foi morta e cerca de 20 ficaram feridas.
As FDI dispararam contra um esquadrão terrorista que estava prestes a disparar um rocket do sul de Gaza. Dois terroristas foram mortos neste ataque.
E Israel parece estar a perder a paciência com os terroristas: O Ministro das Finanças, Yuval Steinitz falou à rádio do exército nesta tarde que a continuação do terrorismo vindo de Gaza irá eventualmente obrigar a que se pese uma resposta decisiva das FDI.
"Responder à actividade não chega" - disse Steinitz, especificando que a longo prazo, um "canal de raíz" poderá ser necessário para mudar a situação estratégica.
"Iremos pesar um tratamento intensivo para o problema das armas, que aparentemente irá derrubar o Hamas do poder e restabelecer o controle da Faixa de Gaza na área da rota Filadélfia".
"Não compensa a ninguém testar a nossa resposta" - afirmou Netanyahu esta tarde, acrescentando: "Impediremos qualquer tentativa de atingirem Israel e magoaremos qualquer um que mesmo assim consiga ter sucesso em lançar foguetes contra nós".
E o Ministro da defesa Ehud Barak, logo após uma reunião realizada hoje com os chefes da segurança e dos serviços secretos avisou também os líderes da Jihad Islâmica e do Hamas para "não testarem as nossas capacidades".
Durante a reunião Barak examinou planos para a continuação das operações em Gaza para parar os ataques com rockets contra Israel. Barak afirmou que "Faremos tudo para proteger os cidadãos de Israel".
E o presidente Shimon Peres, reafirmou a mesma decisão, acrescentando que qualquer país responderia como Israel ao ataque indiscreminado de rockets contra os seus cidadãos.
Shalom, Israel!



Sem comentários: