terça-feira, novembro 29, 2011

MISTERIOSA EXPLOSÃO EM INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃO

Uma misteriosa explosão abalou a cidade iraniana de Isfahan na passada segunda-feira. Esta cidade aloja uma das instalações-chave do programa nuclear iraniano.
A origem e alvo da explosão não são claros. Alguns relatos afirmam que ela terá tido lugar numa base militar, enquanto outros dizem ter sido uma explosão de gás. Isfahan alberga uma instalação nuclear envolvida no processamento de urânio para alimentar as instalações de enriquecimento de combustível em Natanz.
Há 2 semanas atrás, em 12 de Novembro, uma explosão atingiu a base militar iraniana perto da cidade de Bid Kaneh, matando 17 membros dos Guardas Revolucionários Iranianos e o major-general Hassan Moghaddam, arquitecto-chefe do programa para os mísseis balísticos da República Islâmica. A Mossad israelita tem sido acusada de ter orquestrado a explosão.
Na passada segunda-feira, o Instituto para a Ciência e Segurança Internacional (ISIS) sediado em Washington revelou uma imagem de satélite da base militar atingida há 2 semanas. A imagem mostra extensos estragos num bom número de edifícios dentro das instalações. A ISIS disse que a explosão foi causada na altura em que o Irão aparentemente realizava um procedimento envolvendo um motor para um novo míssil.
Em Israel, o chefe do Directório de Pesquisas e Serviços Secretos Militares, brigadeiro-general Itay Brun informou o Comité do Knesset para Assuntos Exteriores e Defesa que a explosão na base de mísseis no dia 12 de Novembro poderia atrasar o desenvolvimento dos mísseis de longo alcance iranianos.
Segundo Brun: "A explosão no local onde se desenvolvem os mísseis terra poderá parar ou atrasar as actividades nesse local, mas devemos enfatizar que o Irão tem outros locais de desenvolvimento nuclear para além dessas instalações".
Em comparação com uma anterior imagem do sítio, a imagem tirada depois da explosão em 22 de Novembro revela estragos na maior parte dos edifícios da base.
Alguns ficaram completamente destruídos. A ISIS disse que alguma da destruição poderia ter sido resultado da subsequente demolição controlada de edifícios e da remoção de entulho.
Os media iranianos forneceram informação contraditória sobre a explosão de segunda-feira.
A agência noticiosa iraniana Fars relatou uma grande explosão na província, mas depois removeu a informação do seu website. Shalom, Israel!

Sem comentários: