quarta-feira, janeiro 11, 2012

CIENTISTAS ALERTAM: "O MUNDO ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO APOCALIPSE"

O mundo está mais próximo do Apocalipse. O "relógio do Apocalipse" foi ontem adiantado um minuto pelos cientistas, ficando agora a indicar que são "cinco para a meia-noite".
O "relógio do Apocalipse" (Doomsday Clock) é uma previsão figurativa do tempo, uma espécie de barómetro do destino da humanidade. Ontem mesmo foi adiantado um minuto - a primeira vez que é "acertado" desde 2007 - mostrando agora que faltam 5 minutos para o Dia do Juízo final.
O acertar do relógio tem sido neste últimos anos uma espécie de artifício desempenhado pelo Boletim dos Cientistas Atómicos, um grupo estabelecido para despertar a consciência acerca dos perigos do armamento nuclear, e visando alertar a população para os vários perigos catastróficos.
O processo envolvido para a decisão sobre "que horas são" é bastante sério e é supervisionado por um venerável comité de cientistas, laureados com o prémio Nobel e outros, e concluiu com um simpósio em Washington. O acerto do relógio não é mais fundamentado apenas com base na proliferação de armas nucleares, mas também em ameaças como as mudanças climáticas e o armamento biológico.
Ao ter ontem adiantado 1 minuto ao relógio, o BCA mencionou o fracasso dos líderes mundiais em alcançarem progressos significativos na redução das armas nucleares e no desenvolvimento de uma resposta compreensiva às mudanças climáticas. Há apenas dois anos atrás, depois de conversações globais em Copenhaga sobre as alterações climáticas e promessas internacionais para reduzir o stock de armas nucleares, o BCA tinha atrasado o relógio em um minuto. 
Segundo Lawrence Krauss, co-director do comité de apoiadores do grupo, "diante dos perigos claros e reais da proliferação nuclear e das mudanças climáticas, e da necessidade de se encontrarem fontes de energia seguras e sustentáveis, os líderes mundiais estão a fracassar na mudança desta situação".
"Tal como o vemos" - adiantou Krauss - "o maior desafio no coração da sobrevivência da humanidade no século 21 está em como satisfazer as necessidades de energia para o crescimento económico nos países industrializados e em desenvolvimento, sem prejudicar ainda mais o clima... e sem arriscar uma maior propagação de armas nucleares - e, na verdade, estabelecer uma plataforma para as reduções globais".

Desde que foi "criado" em 1947, o relógio já foi acertado 20 vezes. O ponto mais próximo do Apocalipse foi em 1953, quando o começo da corrida para as armas nucleares arrastou o ponteiro para 2 minutos antes da meia-noite, e o ponto mais distante foi em 1991, quando a assinatura do "START" - Tratado para a Redução de Armas Estratégicas - pelos Estados Unidos e pela União Soviética levou o mundo a "ficar" a 17 minutos da meia-noite.
Segundo Kennette Benedict, director executivo do BCA, apesar da passagem de vários tratados para a não-proliferação de armas, incluindo o novo tratado START sob a administração de Obama, os Estados Unidos e a Rússia permanecem como as maiores causas de preocupação quando se trata de armamento nuclear. Os EUA e outras potências ainda não ratificaram o Tratado para a abolição dos testes nucleares abrangentes. Têm havido também poucos progressos num tratado que proíba a produção de material físsil para armas nucleares.
Segundo Benedict, "não há, na generalidade, nada de inovador".
O BCA afirmou que no entanto nem todas as notícias foram más no ano transacto. Os membros do grupo disseram ter ficado animados com a "primavera árabe", os "movimentos de ocupação" e os protestos políticos na Rússia.
Segundo Benedicto, esses desenvolvimentos "indicaram que o povo está a despertar, e que ter uma voz no futuro".
A actual crise provocada pelo fabrico de armas nucleares pelo Irão está certamente também a acelerar o andamento do relógio profético, uma vez que as conclusões a que os cientistas estão a chegar vêm apenas confirmar aquilo que o livro do Apocalipse nos tem vindo a revelar desde há 2 mil anos...
Shalom!

Sem comentários: