terça-feira, janeiro 03, 2012

ISRAEL OFERECE AJUDA PARA RESTAURAR PARQUE NACIONAL DO CHILE

O Ministério das Relações Exteriores de Israel publicou hoje uma informação oficial relacionada com o grande incêndio que ocorre no Parque Nacional Torres del Paine, na região da Patagónia, Chile, rejeitando os apelos chilenos para que Israel compense o Chile pelos estragos provocados. O ministério informou que Israel plantará sementes e plantas na reserva natural chilena que foi atingida pelos fogos, mas não enviará qualquer compensação ao Chile.
O único até agora acusado de ter sido o responsável pelo início do incêndio foi o turista israelita Rotem Singer, que ali acampava, e que se teria descuidado, provocando o fogo, estando agora detido para julgamento pelas autoridades chilenas. Singer nega em absoluto qualquer responsabilidade pela tragédia, sendo que segundo as últimas informações a responsabilidade do incêndio está sendo agora atribuída a incendiários.
"Israel experimentou no ano passado um desastre semelhante com o incêndio no Carmelo e a memória dolorosa aguça o sentimento de um destino comum" - afirma a declaração feita por Israel.

"A profunda amizade que o povo de Israel sente para com o Chile é mais forte do que nunca, e é nessa base que estamos interessados em enviar uma delegação de peritos no campo da florestação para assistirem os seus colegas em todas as formas que puderem".
Mais de 700 bombeiros estão ainda lutando para conter o grandioso incêndio que se levantou na semana passada no Parque Nacional chileno Torres del Paine.
Os chilenos estão neste momento debatendo sobre como deverá Israel compensar o Chile pelo incêndio.
Alejandro Navarro, chefe do comité do ambiente do senado chileno disse que "quando alguém comite um crime num país estrangeiro contra património nacional, o seu país será moral e legalmente obrigado a compensar pelos estragos causados".O responsável chileno lembrou que em 2005, quando um turista checo causou um incêndio semelhante no Parque Nacional Torres del Paine, o governo checo compensou o Chile com 144.000 euros e prestou assistência nos esforços de reabilitação.

No entanto, a responsabilidade dos fogos está sendo agora atribuída a incendiários: "Isto é muito estranho e naturalmente o governo está muito preocupado" - afirmou ontem aos repórteres o ministro da Agricultura Luis Mayol.
É ainda incerto neste momento em que medida estes últimos desenvolvimentos irão afectar a acusação contra Rotem Singer, o turista israelita acusado de ter causado o fogo por negligência. Singer tem negado as alegações.
O ministro Mayol disse entretanto que as condições de temperatura extremas no parque tinham sido em parte responsáveis pelos violentos fogos. Informou ainda que as autoridades estão na peugada de várias pistas, incluindo o possível envolvimento de índios Mapuche - a maior comunidade indígena minoritária do Chile - que exigem o regresso às suas terras ancestrais. Shalom, Israel!

Sem comentários: