terça-feira, janeiro 17, 2012

MOEDA ISRAELITA COM O TEMA BÍBLICO "JONAS NO VENTRE DO PEIXE" PREMIADA INTERNACIONALMENTE COMO "MOEDA DO ANO"


A moeda de prata israelita "Jonas no ventre do peixe" foi votada como a "Moeda do Ano" pelas Krause Publications, uma editora norte-americana de assuntos relacionados com numismática e outros hobbies.
A moeda foi seleccionada como a melhor entre outras 95 que foram julgadas entre 10 diferentes categorias, incluindo a melhor moeda de prata, a mais popular, o melhor evento contemporâneo, o mais significativo historicamente, a melhor moeda de ouro, a mais artística, a mais inovadora e a mais inspirativa.  


A selecção foi feita por um painel de juízes peritos na matéria, incluindo escritores, editores e membros da Associação Numismática Americana. 
Jonas no ventre do "grande peixe"
O profeta Jonas foi mandado por Deus a avisar a cidade de Nineve para se arrepender dos seus pecados, ou a cidade seria destruída. Jonas fugiu da sua missão, embarcando num barco para Tarshish. Quando se levantou uma grande tempestade, a tripulação do barco lançou sortes para determinar quem era o responsável, e a sorte caiu sobre Jonas.
Jonas foi então lançado ao mar, a tempestade amainou, e um grande peixe, referido popularmente como uma baleia, engoliu a Jonas, tendo ele permanecido no ventre do grande peixe por três dias e três noites. Jonas orou então a Deus e foi salvo quando o peixe o vomitou para as areias da praia.
Entendendo que tinha sido punido por não ter ido a Ninive, Jonas obedeceu então ao mandamento do Eterno Deus, e o povo de Nineve arrependeu-se e foi salvo da destruição.
A face dianteira da moeda mostra Jonas com os braços estendidos no ventre do peixe, e o verso da moeda tem a inscrição: "Jonas no ventre do peixe, Jonas 1:17" em hebraico e em inglês. Abaixo vem depois a denominação da moeda: um, dois e dez shekels.
No primeiro round da competição, a moeda israelita foi escolhida como a vencedora na categoria da moeda mais artística, e no segundo round foi escolhida como moeda do ano dentre as moedas vencedoras nas 10 categorias.
Os organizadores da competição congratularam o Banco de Israel pela selecção, dizendo que a simplicidade do design "fala volumosamente e evoca um pouco de fascínio".
A moeda "Jonas no ventre do peixe" é a décima sexta moeda comemorativa na série Arte Bíblica lançada pelo Banco de Israel. A série inclui moedas com temas como: "Elias no redemoínho", "Sansão e o leão" e "As águas foram divididas".
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou acompanhando o desenvolvimento dessa vacina há dois anos. Recentemente, submeti-me à cirurgia de próstata para eliminação de carcinoma em início de formação. Felizmente, tudo indica que não houve progressão, confirmado pelo primeiro PSA pós cirúrgico. Gostaria de que me mantivessem informado pela progressão dessa importantíssima descoberta que, naturalmente, revolucionará a medicina. Grato.