domingo, janeiro 01, 2012

RETOMADAS CONVERSAÇÕES ENTRE ISRAELITAS E PALESTINIANOS

Espera-se nas próximas 48 horas o retomar das conversações entre israelitas e palestinianos, em Aman, capital da Jordânia, sob os auspícios da própria Jordânia.
Negociações prévias sob mediação jordana já tinham sido lançadas antes de uma reunião directa entre representantes israelitas e palestinianos.
O Ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Nasser Judeh, está supervisionando as conversações, as quais Israel receia que venham a ser anuladas pelos palestinianos à última da hora.
Fontes bem informadas informaram que a reunião entre o negociador de Israel, o procurador Yitzhak Molcho, e o seu opositor Saeb Erekat, deverá ter lugar em Aman nas próximas 48 horas com a presença do Quarteto para a paz no Médio Oriente (EUA, Rússia, União Europeia e as Nações Unidas).
Durante a recente visita do rei Abdullah a Ramalá, a delegação jordana exerceu pressão sobre a liderança palestiniana, com a idéia de recomeçar o processo de paz actualmente congelado.
Os palestinianos têm-se recusado a participar em conversações directas com Israel, alegando que o estado judaico não tem correspondido às obrigações esperadas, tal como estão especificadas no ¨roteiro para a paz¨apoiado pelos EUA, especialmente no que concerne à construção de aldeamentos na Margem Ocidental.
O primeiro-ministro de Israel, por seu lado, tem afirmado que estaria disponível para se encontrar com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas e sem pré-condições.
Os palestinianos recusaram a encontrar-se directamente com Molcho durante recentes reuniões regionais organizadas pelo Quarteto. As autoridades israelitas disseram que, apesar de não esperarem que a reunião venha a produzir resultados significativos, o facto de ela se realizar jé é em si importante.
Shalom, Israel!

Sem comentários: