segunda-feira, janeiro 23, 2012

UNIÃO EUROPEIA ADOPTA EMBARGO PETROLÍFERO AO IRÃO

A União Europeia adoptou formalmente esta manhã um embargo às exportações do petróleo do Irão e o congelamento dos activos do banco central do país, como parte das sanções impostas para pressionar o país a voltar às conversações por causa do seu programa nuclear.
Reagindo a esta decisão (que só peca por tardia), o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse: "É um passo na direcção certa. As sanções têm de ser testadas de acordo com os resultados. Até agora o Irão tem continuado ininterruptamente a fabricar armas nucleares".

Os diplomatas europeus disseram que as medidas adoptadas em Bruxelas pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 incluem um embargo imediato aos novos contratos para produtos petrolíferos, ao mesmo tempo que os existentes poderão vigorar até Julho.
Os diplomatas europeus consideram esta medida como parte de uma dupla aproximação ao Irão: aumentar sanções para desencorajar aquilo que suspeitam ser a tentativa do Irão em conseguir armas nucleares, mas enfatizando ao mesmo tempo a disponibilidade da comunidade internacional para dialogar. O Irão insiste que o seu programa nuclear é exclusivamente para propósitos pacíficos.
O secretário de estado britânico William Hague classificou o embargo como parte de "uma imprecedente série de sanções". Citando Hague, "Penso que isto mostra a determinação da União Europeia neste assunto".
Um membro do parlamento iraniano avisou hoje entretanto que a República Islâmica fecharia a entrada do Golfo se novas sanções viessem a bloquear as suas exportações de petróleo, dessa forma reiterando uma ameaça feita por oficiais iranianos há um mês atrás e que causou uma drástica subida temporária do preço do petróleo.
"Se alguma interrupção acontecer ligada à venda do petróleo iraniano, o Estreito de Ormuz será definitivamente encerrado" - ameaçou Mohammad Kossar, deputado do comité iraniano para assuntos internacionais e segurança nacional, numa entrevista à agência semi-oficial iraniana Fars.
E acrescentou que caso a Europa avance com o embargo, o Irão venderá o seu petróleo aos seus clientes não europeus.
A ver vamos, se estas sanções produzirão os desejados efeitos...
Shalom, Israel!

Sem comentários: