sábado, fevereiro 18, 2012

DOIS NAVIOS DE GUERRA IRANIANOS NA SÍRIA



O almirante iraniano Sayari confirmou que dois vasos de guerra do Irão atravessaram o Canal do Suez, não informando contudo para onde se dirigiam. A agência de notícias iraniana diz que os navios atracaram no porto sírio de Tartus.
Segundo o chefe da Marinha iraniana, foi Khamenei quem ordenou a travessia do canal de Suez. O mesmo comandante confirmou também que a flotilha tinha previamente atracado do porto saudita de Jeddah.


Segundo o relato, os vasos de guerra, um destroyer e um cargueiro chegaram ontem ao porto de Tartus para "treinar" a marinha síria como parte de um acordo bilateral entre os dois países.
A BBC identificou os navios como sendo o destroyer Shahid Qandi e o seu navio de apoio Kharg.
Segundo os iranianos, "a flotilha transporta uma mensagem de paz e amizade às nações da região e mostra o poder do santo regime da República Islâmica".
"A flotilha irá provar ao mundo que apesar das sanções que os inimigos têm andado a impôr ao Irão nos últimos 33 anos, a nossa força científica e militar está aumentando"
- afirmou o comandante iraniano.
Segundo Sayari, os vasos de guerra transportam cadetes navais. Ele afirmou ainda que foi o líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei quem fez aquilo a que ele se referiu como uma decisão estratégica (a travessia do canal).
"A flotilha atravessou o Canal de Suez pela segunda vez desde a vitória da revolução islâmica (em 1979) sob as ordens do líder supremo" - afirmou o almirante.

Em Fevereiro do ano passado, dois navios iranianos entraram no Mediterrâneo. Israel classificou isso de "provocação". Há um ano atrás o Irão e a Síria concordaram em cooperar num treinamento naval, e Teerão não tem nenhum acordo naval com qualquer outro país na região.
Shalom, Israel!

Sem comentários: