terça-feira, março 13, 2012

APESAR DO "CESSAR FOGO" TERRORISTAS CONTINUAM A DISPARAR ROCKETS DESDE GAZA

Hoje, por volta do meio-dia, mais 6 rockets foram disparados pelos terroristas na Faixa de Gaza, tendo caído em áreas abertas no Negueve. Um dos rockets explodiu dentro de uma comunidade local, mas não houve relatos de estragos humanos ou materiais.
Abordando o recém implementado cessar-fogo entre Israel e as facções palestinianas armadas de Gaza, o Ministro israelita do Interior, Yitzhak Aharonovich, disse: "Há um entendimento em que eles páram os disparos e nós paramos também. No minuto em que eles pararem nós não temos interesse em continuar. Mas se for necessário um outro assassinato programado como na passada sexta-feira, vamos realizá-lo e começar um outro round, se assim for preciso".
"Este round (de violência) foi demasiado longo. Desnecessariamente. Um milhão de residentes (no sul) viveram na incerteza, e nós deveríamos ter intensificado a nossa resposta. Precisamos de aprender as nossas lições para que da próxima vez a resposta seja mais dura e mais dolorosa" - disse o ministro durante a sua visita ao quartel central da Polícia em Bersheva.
O ministro da Educação, Gideon Saar, disse durante uma visita a Bersheva que "como estado soberano, Israel não pode aceitar tais actos de violência. No presente round as Forças de Defesa de Israel atacaram os líderes terroristas com força e eficácia, mas não podemos aceitar uma situação através da qual a rotina diária dos residentes do sul seja prejudicada".
E prosseguiu: "Teremos de atacar de tal modo que os nossos vizinhos (em Gaza) não queiram entrar em mais rounds de violência" - acrescentando ainda que esperava ver as escolas do sul abertas já amanhã.
Ehud Barak, ministro da Defesa de Israel, avisou também: "As coisas podem ainda continuar, mas Israel terá toda a liberdade de operar contra quem quer que ameace com ataques contra os nossos cidadãos e soldados".
Barak informou ainda que um quarto sistema anti-mísseis Iron Dome ficará operacional já no próximo mês.
Após o assassinato planeado do chefe do movimento terrorista palestiniano Comité da Resistência Popular Zuhir al-Qaisi na passada sexta-feira, 166 rockets foram disparados contra o território israelita. O sistema Iron Dome conseguiu interceptar outros 56 rockets.
As Forças de Defesa de Israel realizaram entretanto 37 ataques contra alvos dentro da Faixa de Gaza, incluindo ataques a armazéns de munições e a rampas de lançamento de rockets.
Apesar da relativa acalmia, as escolas localizadas num raio de 40 kms de Gaza permanecerão fechadas durante todo o dia de hoje.
Shalom, Israel! 

Sem comentários: