terça-feira, março 06, 2012

"UM IRÃO NUCLEAR É INACEITÁVEL"

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu discursou ontem à noite na conferência da AIPAC, depois de um encontro com o presidente norte-americano Barack Obama.
O seu discurso começou de forma retumbante e debaixo de uma chuva de aplausos: "Jerusalém é a eterna capital unida de Israel" e "Israel deve sempre reservar-se ao direito a se defender".

E continuou: "Quero pedir aos apoiantes de Israel aqui presentes que se ponham de pé e aplaudam o Congresso pelo seu apoio a Israel. Tanto Democratas como Republicanos, saúdo o vosso compromisso para com o estado de Israel". Netanyahu incidiu rapidamente o foco na ameaça nuclear posta pelo Irão: "Todos os dias abro um jornal e leio acerca de prazos limites e linhas vermelhas, sobre o que Israel deve ou não fazer - mas não vou falar sobre isso. Nunca o farei. Como primeiro-ministro de Israel não irei pôr a sua segurança em causa".
"Quero explicar acerca dos perigos do Irão, e a razão porque nunca se deve permitir que o Irão desenvolva armas nucleares" - continuou Netanyahu.
"O presidente Obama afirmou claramente que os EUA querem impedir o Irão de ter armas nucleares e que... todas as opções estão sobre a mesa. Israel tem a mesma política: estamos determinados em impedir o Irão de ter armas nucleares e deixamos em aberto todas as opções.
"O Irão diz que o seu programa nuclear é para propósitos pacíficos, mas eu digo: se ele parece um pato, anda como um pato e grasna como um pato - é um pato. Só que este é um pato nuclear! E é impossível acreditar que o regime mais perigoso do mundo não irá utilizar a mais perigosa arma do mundo".
E avisou: "Um Irão nuclearmente armado encorajará os seus párias, como o Hezbollah, a atacarem Israel e alvos norte-americanos. E fá-lo-ão. Farão isso apoiados por um regime nuclear. Um Irão nuclearmente armado pode abafar o suprimento mundial de petróleo. Pode chantagear o mundo à custa do petróleo". E continuou: "Um Irão nuclearmente armado irá certamente desencadear uma corrida às armas no Médio Oriente, e o pior pesadelo - um Irão nuclearmente armado - pode ameaçar-nos a todos com o terrorismo nuclear".

"O estado judaico não deixará que aqueles que procuram a nossa destruição venham a desenvolver tais armas. Um Irão nuclear tem de ser parado. Quando se trata da sobrevivência de Israel, nós temos de permanecer donos do nosso destino" - afirmou Netanyahu.
Durante o seu encontro com o presidente americano, Netanyahu terá alegadamente afirmado que Israel ainda tem de chegar a uma decisão sobre um possível ataque às instalações nucleares do Irão.
Falando aos repórteres após a reunião, Netanyahu disse que "a posição israelita encontrou compreensão".

Obama dirigiu-se domingo passado aos participantes da conferência da AIPAC e reiterou o compromisso dos Estados Unidos para com a defesa e segurança de Israel, bem como a sua resolução em impedir o Irão de conseguir armas nucleares.
"Os líderes do Irão têm que saber que eu não tenho uma política de contenção; eu tenho uma política de impedir o Irão de obter uma arma nuclear. E tal como tenho tornado claro vez após vez durante a minha presidência, não hesitarei em utilizar a força quando for necessário defender os Estados Unidos e os seus interesses" - declarou Obama.
Shalom, Israel!

Sem comentários: