segunda-feira, julho 02, 2012

ANTIGA SINAGOGA E MOSAICOS DESCOBERTOS NA GALILÉIA



Ruínas de uma antiga sinagoga com um impressionante chão de mosaico foram descobertas no Norte de Israel - informa a Autoridade para as Antiguidades de Israel.
A sinagoga foi descoberta numa escavação que terminou na semana passada na parte Noroeste do Mar da Galiléia, nas ruínas da cidade de Huqoq, perto do kibbutz com o mesmo nome. Segundo a Autoridade para as Antiguidades, a sinagoga data da época entre o 4º e o 6º século d.C.
Naquela altura a vida judaica na Terra de Israel centrava-se principalmente no Norte.
Os mosaicos incluem representações de cabeças de mulheres, uma representação do herói bíblico Sansão e duas raposas com tochas acesas amarradas às caudas - um detalhe da história de Sansão do Livro dos Juízes - e uma inscrição em hebraico - ainda que danificada - onde os congregantes são impulsionados a fazer boas obras.
A escavação foi dirigida por Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte, além de arqueólogos da Autoridade para as Antiguidades.
Segundo Magness, os mosaicos apresentam uma "elevada qualidade artística".
"Isto, juntamente com o tamanho monumental das pedras usadas para construir as paredes da sinagoga, nesta aldeia, uma vez que o edifício era claramente muito dispendioso" - acrescentou ela.
O mosaico foi agora coberto para o proteger, e voltará a ser exposto em 2013, durante a próxima época de escavações.
Shalom, Israel!

Sem comentários: