sábado, agosto 18, 2012

VOLTANDO DE ISRAEL...JÁ QUERENDO LÁ VOLTAR!


Correu maravilhosamente bem a nossa viagem à Terra Santa. Todos os 44 participantes desta ansiada excursão voltaram cansados de tão intensa "peregrinação", contudo muito felizes, fascinados, e muitos querendo voltar já no próximo ano...
SUBIDA AO MONTE ARBEL
O grupo chegou ontem à noite ao aeroporto de Lisboa depois de uma semana de visitas aos melhores pontos turísticos e bíblicos em Israel, desde a Galiléia às profundezas do Mar Morto, da elevação do Monte Arbel à mítica capital eterna de Israel: Jerusalém.
TRAVESSIA DO LAGO DA GALILÉIA
MONTE BENTAL, JUNTO À SÍRIA
Não estivemos sózinhos nesta nossa experiência inesquecível: junto connosco nos mesmos hotéis completamente lotados, outras excursões com participantes vindos de Portugal, muitos do Brasil, África, e muitas outras partes do mundo. Nesta época do ano Israel fervilha de turistas vindos literalmente dos 4 cantos da terra, fazendo desta Terra Santa um dos destinos de eleição. Muitas pessoas têm Israel como o único país que visitaram durante toda a sua vida, o realizar de um sonho e que é sobejamente preenchido e ultrapassado durante a visita a esta Terra maravilhosa.
TORRE DE DAVID EM JERUSALÉM
E, ao contrário do que a comunicação social estupidamente nos quer fazer crer, não presenciámos uma única situação de perigo ou de violência, antes pelo contrário, vimos e convivemos com uma população muito alegre, movimentada, que enche as esplanadas dos cafés das praias de Tel Aviv, que faz do trânsito de Jerusalém um verdadeiro caos nas horas de ponta, uma população jovem que "curte" a vida na noite de Jerusalém, uma população religiosa que enche por completo a esplanada junto ao Muro Ocidental num fantástico e entusiasmante ambiente de festa, como na passada quinta-feira, em que presenciámos a grupos de famílias dançando e celebrando o "bar mitvah" dos seus meninos, algo que nos trouxe aos dias em que o Salvador Yeshua também celebrou a sua "puberdade" em Jerusalém, subindo com seus pais a Jerusalém há perto de 2 mil anos.
Israel é um país cheio de contrastes, um país onde judeus e árabes podem conviver em harmonia sem que ninguém se dê conta de conflitos e de inimizades. Tivemos como exemplo dessa possibilidade um guia judeu trabalhando e colaborando lado a lado com um motorista árabe, hotéis e restaurantes em que os funcionários são praticamente todos palestinianos, contrariando a idéia que infelizmente pervade muitas mentes de que ambos os povos jamais conseguirão conviver lado a lado.
JERICÓ: SUBIDA AO MONTE DA TENTAÇÃO
Em Jericó fomos recebidos como verdadeiros "convidados de luxo" pelos pacíficos palestinianos ali residentes, sem que tenhamos notado qualquer antagonismo em relação aos judeus, provando-se assim que é possível viver em paz e prosperidade naquela pequena terra.
A nossa excursão foi marcada por alguns momentos "altos", como a celebração de baptismos no rio Jordão de 2 novos membros da Assembleia de Deus em Sacavém, um momento de muita alegria e emoção para todos!
A celebração da Ceia do Senhor junto ao "jardim do túmulo" constituiu também um ponto importante nesta nossa peregrinação, pois sendo oriundos de diversas denominações cristãs e até de diferentes países, os participantes celebraram a união que o Senhor Jesus conquistou na cruz para nós.
Todos ficaram fascinados com a visita à "aldeia de Jesus", em Nazaré, uma reconstituição de uma pequena aldeia conforme seria na época em que o Messias Yeshua ali viveu. Não só as formas de vida e actividades (carpintaria, tecelagem, sinagoga), como as próprias peças arqueológicas ali patentes fazem-nos perceber muito mais o que era a vida em Israel há 2 mil anos atrás, numa nova perspectiva da História e dos usos e costumes relatados nos Evangelhos.
EIN GEDI: CASCATAS
Pela primeira vez uma excursão nossa fez a caminhada até às cascatas do rei David, em Ein Gedi, levando-nos a aprazíveis ambientes com que a Natureza nos presenteou e que nos levou até às histórias vividas pelo então futuro rei David por aquelas belíssimas paragens.
E que dizer de Jerusalém, a Cidade do Grande Rei, que dizer da descida a pé pelo Monte das Oliveiras até ao Jardim do Getsemane, que dizer dos momentos de oração ali vividos, que dizer da emoção ao subirmos os degraus originais do Templo, os mesmos degraus que o Messias Jesus utilizou há 2 mil anos, que dizer da subida ao Monte Sião e a lembrança da Ceia ali realizada e também do memorável dia em que o Espírito Santo ali desceu há 2 mil anos, baptizando e formando a Igreja do Messias Jesus? E que dizer da caminhada pelas fabulosas ruínas da Cidade de David, onde literalmente caminhámos dentro de 3 mil anos de História, até às fontes de água que alimentavam a Cidade naquela época, até ao tanque de Siloé onde o Messias curou um cego de nascença?
Damos graças a Deus por ter permitido que mais uma vez pudessemos visitar a Sua Terra, em perfeitas condições de segurança, com muita emoção e fé! Vários participantes nos revelaram que a sua fé foi revigorada e o seu conhecimento das Escrituras aprofundado - e estou sendo modesto nos meus comentários, pois aquilo que ouvi e vi foi muita emoção e fascínio por parte de muitos!
PARA O ANO QUE VEM EM JERUSALÉM!
Ainda só passaram algumas horas depois da nossa saída da Terra Santa, mas já reconhecemos dentro de nós sinais de saudade e expectativa de que o nosso desejo de "para o ano que vem em Jerusalém!" se possa mais uma vez realizar, pois é ali a nossa origem, é ali o nosso destino, é ali o nosso lugar!
Shalom, Israel!

Sem comentários: