sexta-feira, setembro 28, 2012

"O ESTADO JUDAICO VIVERÁ PARA SEMPRE"


No seu discurso de ontem na assembleia geral da ONU, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não só estabeleceu uma "linha vermelha" além da qual o Irão não deve passar, como enfatizou a grandeza de Israel e os seus feitos ao longo da História recente.
"Através da nossa História, o povo judeu tem vencido todos os tiranos que têm tentado a nossa destruição," - disse, acrescentando: "São as ideologias deles que têm sido descartadas pela História. O povo de Israel continua vivo. Nós dizemos em hebraico 'Am Yisrael Chai': o estado judaico viverá para sempre."

"NOS MESMOS TRILHOS DOS PATRIARCAS"
E Netanyahu recordou a realidade histórica do povo judeu na sua terra: "Em Israel, nós trilhamos os mesmos caminhos pisados pelos nossos patriarcas Abraão, Isaque e Jacob. Mas rasgamos novos caminhos na ciência, tecnologia, medicina e agricultura," - prosseguiu: "Em Israel, o passado e o futuro encontram um terreno comum.."
Netanyahu contrastou depois essas realidades com o islamismo fanático encorporado pelos governantes do Irão: "Eles querem arrastar a humanidade de volta a uma época de dogmas inquestionáveis e conflitos intermináveis," - continuou, acrescentando: "Mas vão acabar por falhar." Citando depois o exemplo do nazismo de há 70 anos atrás, acrescentou: "Quantas vidas se perderão antes que eles sejam derrotados?"

"UMA LINHA VERMELHA PARA O IRÃO"
Dedicando como se esperava a maior parte do seu discurso à ameaça nuclear iraniana, Netanyahu usou um gráfico e um marcador vermelho para destacar o nível de desenvolvimento nuclear a que o Irão já chegou, isto é, a 70% da sua capacidade, , acrescentando que já na próxima Primavera, no máximo no Verão, o Irão já terá conseguido atingir o início da última fase do enriquecimento do urânio para a produção da bomba, sendo depois uma questão de "meses ou até semanas."

"JERUSALÉM, A NOSSA ETERNA CAPITAL"
Logo no início do seu discurso, o ministro israelita afirmou a soberania israelita sobre Jerusalém, afirmando: "Há 3 mil anos atrás, o rei David reinou sobre o estado judaico na nossa eterna capital, Jerusalém. Eu digo isto para todos aqueles que proclamam que o estado judaico não tem raízes na nossa região e que em breve irá desaparecer." 
E prosseguiu: "O povo judeu tem vivido na terra de Israel há milhares de anos. . Mesmo depois de a maioria do nosso povo ter sido exilado da terra, judeus continuaram a viver na terra de Israel ao longo das épocas. As massas do nosso povo nunca desistiram de sonhar com o regresso à nossa antiga terra.
Desafiando as leis da História, foi isso exactamente o que fizemos: reunimos os exilados, restaurámos a nossa independência e reconstruímos a nossa vida nacional. O povo judeu voltou a casa. Nunca mais seremos arrancados. 
Ontem foi o Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico. Todos os anos, ao longo de mais de 3 milénios, temo-nos reunido neste dia de reflexão e e expiação. Recordamos o nosso passado. Oramos pelo nosso futuro. Recordamos as dores da nossa perseguição. Lembramos os grandes sofrimentos da nossa dispersão. Lamentamos o extermínio de um terço do nosso povo, seis milhões, no Holocausto.
Mas no final do Yom Kippur nós celebramos.
Celebramos o renascimento de Israel. Celebramos o heroísmo dos nossos jovens, homens e mulheres, que defenderam o nosso povo com a indomável coragem de Josué, David e dos antigos macabeus. Celebramos a maravilha do florescente e e moderno estado de Israel.

"ISRAEL ESTÁ A FAZER DO MUNDO UM LUGAR MELHOR"
Israel está também a fazer do mundo um lugar melhor: os nossos cientistas ganham prémios Nobel. O nosso know-how está presente em cada telemóvel celular e computador que vocês utilizam. Nós prevenimos a fome através da irrigação de terras áridas na África e na Ásia. Fiquei recentemente emocionado ao visitar o Technion, um dos nossos institutos tecnológicos em Haifa, e vi um homem paralisado da cintura para baixo conseguir subir um lanço de escadas com muita facilidade, através da ajuda de uma invenção israelita.
E a excepcional criatividade de Israel é acompanhada pela notável compaixão do nosso povo. Quando desastres assolam algures no mundo  - no Haiti, Japão, Índia, Turquia, Indonésia e outros lados - os médicos israelitas são dos primeiros a chegar, realizando cirurgias que salvam vidas humanas.
É por Israel valorizar a vida, que Israel valoriza a paz e busca a paz."
Shalom, Israel! 

Sem comentários: