segunda-feira, outubro 01, 2012

COMEÇOU A FESTA BÍBLICA DOS TABERNÁCULOS "SUKKOT"



Cumprindo a ordenança bíblica para o povo judeu, de seguindo o calendário das Festas do Senhor, os judeus de todo o mundo - mas especialmente os de Israel - iniciaram ontem um período de festas com a duração de uma semana, o "Sukkot", ou a Festa das Cabanas/Tabernáculos.
Muitos deles constróiem ou montam pequenas cabanas nos terraços ou nos jardins de suas casas, passando muitas vezes a noite dentro das mesmas, lembrando a passagem do povo de Israel pelo deserto do Sinai, sob o comando de Moisés.
Esta é a última das 7 Festas bíblicas do Senhor com Israel, e realiza-se poucos dias depois do Ano Novo (Rosh Hashanah) e do Dia da Expiação (Yom Kippur).
E a Bíblia ordena que seja uma festa de grande alegria: "No primeiro dia, tomareis para vós outros frutos de árvores formosas, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e, por sete dias, vos alegrareis perante o Senhor, vosso Deus. Celebrareis esta como festa ao Senhor, por sete dias cada ano; é estatuto perpétuo pelas vossas gerações; no mês sétimo, a celebrareis. Sete dias habitareis em tendas de ramos; todos os nativos de Israel habitarão em tendas, para que saibam as vossas gerações que Eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egipto." (Levítico 23:40-43).
 
SINAL DO REINO MILINAR DO MESSIAS
Profeticamente, esta festa fala do futuro descanso do povo de Deus, no Reino Milenar do Messias, quando todo o Seu povo se alegrará e descansará na presença do Senhor.
O cristão celebra então as 2 festas judaicas que "falam" da Páscoa, a morte e a ressurreição do Cordeiro de Deus, o Messias de Israel, a festa do Pentecoste que introduz um "novo programa" de Deus, agora não só para os judeus mas para todos quantos crerem, através da vinda e acção do Espírito Santo de Deus.
Resta celebrar esta última festa, os Tabernáculos, a única que ainda não se cumpriu, mas podemos mesmo assim alegrar-nos e antever aquilo que ela anuncia: a volta gloriosa do Messias Yeshua, nosso Salvador, para recolher todos os eleitos à Sua presença, julgar os iníquos e trazer o Seu Reino de paz e Justiça a este mundo.
Ao celebrarmos esta festa, proclamamos a vinda gloriosa do Rei e o nosso eterno descanso juntamente com Ele, no Seu Reino!
Shalom!
 
 
 

Sem comentários: