quinta-feira, outubro 11, 2012

NETANYAHU PODERÁ GANHAR MAIS VANTAGEM COM ELEICÕES ANTECIPADAS

Prime Minister Binyamin Netanyahu

O grande beneficiado com as eleicões antecipadas em Israel poderá ser o seu próprio mentor, o actual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Esse é pelo menos o resultado de duas sondagens realizadas hoje entre a populacão israelita, que dão a Netanyahu uma confortável vantagem para governar o país.
Segundo uma das sondagens, o número de assentos no parlamento do partido Likud - de Netanyahu - subiria dos actuais 27 para 29 parlamentares.
Os partidos de direita e religiosos que formam a actual coligacão ganharão também com as eleicões, podendo ver um aumento dos actuais 66, para 68 deputados.
As "razões" alegadas ontem por Netanyahu para o desmantelamento do governo e a chamada às urnas no início de 2013 para novas eleicões tem a ver com a impossibilidade de fazer passar no Knesset o orcamento para 2013, pelo que as eleicões serão, nas palavras de Netanyahu, "para os melhores interesses do país".
Mas, será só a questão do orcamento que leva Netanyahu a dissolver o parlamento?
Não haverá por detrás deste argumento uma necessidade de obter um apoio maior e mais sólido para um possível ataque ao Irão?
Só o tempo o dirá.
Shalom, Israel!

Sem comentários: