segunda-feira, janeiro 28, 2013

EXPLOSÃO EM INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃO?

Estão a circular relatos sobre uma provável importante explosão parcial numa instalação nuclear do Irão. Estas notícias surgem apenas alguns dias depois de um ex-diplomata iraniano que escapou ao regime do Irão ter avisado de que se o seu país conseguir uma arma nuclear irá certamente utilizá-la contra Israel.
A explosão terá tido lugar nas instalações nucleares de Fordo, perto da cidade de Qom. Fordo está enterrada nas profundezas de uma montanha, tornando-a praticamente imune a qualquer ataque aéreo, sendo portanto um local ideal para as actividades de enriquecimento de urânio do Irão.
Segundo os relatos do jornal norte-americano WorldNetDaily, que citou um ex-oficial iraniano que escapou para o Ocidente, a explosão causou um colapso dos elevadores que descem até a uma profundidade de cerca de 100 metros no interior da montanha, deixando 240 pessoas presas no seu interior.
Teerão estaria alegadamente associando a explosão a uma acção de sabotagem. Sabe-se que tanto Israel como os EUA têm tomado medidas contra o programa de desenvolvimento nuclear do Irão nestes últimos anos. Apesar de Israel não ter oficialmente respondido às alegações de que estaria por detrás desta explosão, um dos ministros actuais de Israel afirmou a um jornal que "qualquer explosão no Irão que não atinja pessoas mas bens activos é bem-vinda."
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

m.f.j