sexta-feira, julho 05, 2013

ISRAELITAS PREOCUPADOS COM A SITUAÇÃO NO EGIPTO

ADLY MANSOUR, PRESIDENTE INTERINO DO EGIPTO
Nenhum judeu em Israel derramou lágrimas pela deposição do ex-presidente egípcio Mohammed Abbas e da sua "Irmandade Muçulmana" na passada quarta-feira. Mas há alguma agitação e preocupação no estado judaico sobre o que virá a seguir.
As autoridades israelitas limitam-se por enquanto a dizer que estão "observando a situação de perto", sendo essa uma atitude sábia, uma vez que nega às facções da oposição egípcia a chance de acusarem a outra parte de estar a trabalhar a favor dos "sionistas."

MANSOUR JUDEU?
E as acusações da "Irmandade Muçulmana" ao novo presidente já dispararam hoje: segundo o grupo, Mansour é membro do grupo cristão Adventistas do Sétimo Dia, pelo que, na visão dos muçulmanos, trata-se de descendentes de judeus, logo, Mansour é também judeu...
E a verdade é que, para Israel, pelo menos a curto prazo, pouco interessa quem é que vai governar o Egipto. Israel não tem ilusões de que quem quer que seja que vai dirigir os destinos da nação árabe não vai morrer de amores por Israel, ainda que não se espere que haja qualquer impacto significativo nos acordos de paz entre Israel e o Egipto.
EGÍPCIOS QUEIMAM BANDEIRA DE ISRAEL
Aquilo que se torna mais importante agora é saber como é que a transição afectará as ameaças que surgem da região fronteiriça.
Com o exército egípcio completamente envolvido com o controle da situação nos grandes meios urbanos, há poucas dúvidas de que vários grupos terroristas e até os elementos mais radicais da "Irmandade Muçulmana" tentem aproveitar a oportunidade para reforçar a sua presença no Sinai. E é a partir do Sinais que esses grupos terroristas poderão tentar lançar ataques contra o sul de Israel, ou dar assistência aos terroristas do Hamas na Faixa de Gaza, movidos pelas mesmas intenções.
MANIFESTAÇÃO DE APOIANTES DE MORSI
Há ainda o perigo, ainda que algo distante, de a "Irmandade Muçulmana" não aceitar a deposição de Morsi, e criar-se um estado de guerra civil semelhante à que se desenrola na Síria. 
Por enquanto, e à semelhança dos seus líderes, os israelitas estão "observando a situação de perto."
Shalom, Israel!

3 comentários:

Anónimo disse...

Israel absolutamente nada tem a ganhar com essa situação, por isso deve acompanhar esta situação no Egito com muita cautela.

Fabiana

Zafenate Panéia disse...

Religião sectária e diabólica é assim mesmo! Eles mesmo se MATAM

Henrique C. disse...

Que o Eterno de Israel proteja o seu povo, sempre porque a hora vem, essas nações vão se voltar contra Israel mas D'us vai proteger assim como fez no passado, bendito aquele que vem em nome do senhor!!!!!