quinta-feira, dezembro 19, 2013

ÊXODO FORÇADO DOS CRISTÃOS DO MÉDIO ORIENTE

Apesar do ruidoso e perturbador silêncio do mundo "civilizado" sempre disponível para atacar e condenar Israel, a grande tragédia do sofrimento dos cristãos em vários países do Médio Oriente é aflitiva e propensa à simples erradicação da presença cristã nos lugares onde ela mais se desenvolveu na sua origem...
É trágico ver a violência a aumentar contra os cristãos naquela parte do mundo, e isso na mesma proporção do silêncio e paralisia dos países democráticos cuja obrigação moral deveria levar a uma rápida e decisiva intervenção.
Em todo o Médio Oriente há neste momento milhares de cristãos fugindo das suas casas e terras. 

IRAQUE
Praticamente metade dos cristãos iraquianos fugiram do país após a invasão estrangeira de 2003, deixando no país apenas uns 400 mil cristãos, uns meros 35% da população total. 

LÍBANO
Outrora uma maioria no Líbano, a população cristã de um milhão e meio - na maioria católicos maronitas - são agora 35% da população.

SÍRIA
Dezenas de milhar de cristãos sírios já fugiram de cidades como Aleppo,  Homs e Qusayr, perante a invasão dos rebeldes muçulmanos. O tradicional mercado e iluminações de Natal em Qatana, no sul da Síria, são agora coisas do passado, por causa da pressão exercida pelas milícias islâmicas que não querem permitir quaisquer símbolos exteriores da fé cristã. 

EGIPTO
No Egipto, membros das Igrejas católica e ortodoxa coptas compõem uns dez por cento, num total de uma população de 84 milhões. Dezenas de milhar de coptas têm emigrado nestes últimos dois anos, em particular depois da eleição presidencial do candidato da Irmandade Muçulmana Mohamed Morsi e especialmente depois da deposição do mesmo.

"O CRISTIANISMO ESTÁ A COMEÇAR A DESAPARECER DO MÉDIO ORIENTE"
O príncipe Carlos, sucessor ao trono no Reino Unido, avisou que o Cristianismo está a começar a desaparecer da região onde nasceu, devido a uma campanha de perseguição por parte dos muçulmanos.
"Parece-me que não podemos ignorar o facto de que os cristãos no Médio Oriente estão sendo delibera e sistematicamente atingidos pelos militantes fundamentalistas islâmicos" - afirmou o príncipe. 
O herdeiro ao trono britânico falou aos líderes religiosos nesta passada Terça-Feira depois da visita de cristãos do Iraque, Egipto e Síria, que lhe relataram como membros das suas igrejas estão sendo sujeitos a intimidação, expulsos de suas casas e em alguns casos assassinados.
O príncipe Carlos enfatizou a situação dos cristãos nestas palavras: "O Cristianismo nasceu literalmente no Médio Oriente e não podemos esquecer os nossos irmãos e irmãs em Cristo no Médio Oriente," - expressou Carlos, lembrando o lugar do nascimento de Jesus poucos dias antes da celebração do Seu nascimento. E acrescentou: "As suas comunidades eclesiásticas ligam-nos directamente à Igreja primitiva. Lembrei-me disso ao ouvir falar e cantar em aramaico há poucas horas atrás, a língua do nosso Senhor."
"Contudo, hoje em dia, o Médio Oriente e o Norte de África têm a menor concentração mundial de cristãos - apenas quatro por cento da população e é bem claro que a população cristã baixou dramaticamente neste último século e está caindo ainda mais. Todos perdemos algo imensamente precioso, algo que é insubstituível, quando uma tradição tão rica datando de há 2 mil anos começa a desaparecer" - lamentou o príncipe.
O príncipe Carlos classificou a campanha islâmica contra os cristãos no Médio Oriente como "intimidação, falsas acusações e perseguição organizada."

Segundo a tradição, a Igreja copta tem a sua origem no 1º século, tendo sido fundada pelo apóstolo Marcos. 
A Igreja ortodoxa siríaca teria sido fundada pelo apóstolo Pedro, que se tornou o seu primeiro bispo.
Oremos pelos cristãos em sofrimento nestas Terras!
Shalom!


1 comentário:

Anónimo disse...

Nós sabemos que D'us tem pesado juízo com o Oriente, então que nos parece mal, na verdade,é permissão Dele.Sabemos que o Senhor tem escrito o nome dos seus no livro da vida.A um seguidor do Messias, o seu filho, está prometida a vida eterna.
Essa pseudo-religião satânica tem ocupado um território para si que virará pó, mas os filhos de D'us, único e Verdadeiro voarão com asas como águia, correrão e não se cansarão, viverão na mais completa paz do Messias quando esse se manifestar em glória.

Fabiana