quinta-feira, janeiro 23, 2014

"NÃO PODEMOS TER UMA 'PALESTINA' GOVERNADA PELO IRÃO" - AFIRMOU NETANYAHU EM DAVOS

Durante o "Forum Económico Mundial" que reúne em Davos, (Suíça) alguns dos mais destacados líderes mundiais, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nas suas declarações prestadas hoje, sublinhou o dilema que a sua administração enfrenta quando se trata do conflito palestiniano: o imperativo de evitar um estado "bi-nacional" englobando Israel e os palestinianos, mas também evitar que um futuro "estado palestiniano" se torne num estado-fantoche do Irão. 
"Metade da população palestiniana é dominada pelo fantoche do Irão" - afirmou Netanyahu, referindo-se obviamente ao governo do Hamas na Faixa de Gaza.
Netanyahu afirmou ainda que Israel deseja a paz, mas que "são necessários três para dançar este tango": Israel, um respeitável parceiro palestiniano, e o envolvimento dos EUA como parceiro. 

PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO
Durante uma sessão de perguntas e respostas, Netanyahu expressou a sua preocupação com o programa nuclear iraniano, como ameaça não só a Israel como aos países árabes, para além do crescimento dos movimentos islamistas: "Os governos centrais árabes estão preocupados com as armas nucleares iranianas e com a Irmandade Muçulmana" - afirmou Netanyahu, acrescentando: "As nações não vêem Israel como um inimigo mas como um potencial aliado para combater estas ameaças. Elas não ficaram convencidas pelas palavras proferidas anteriormente pelo presidente do Irão. Elas percebem. Todos desejamos que haja uma verdadeira mudança no Irão."

AS MENTIRAS DO PRESIDENTE DO IRÃO
Esta manhã, o presidente do Irão, Hassan Rouhani, também presente em Davos, apelou à melhoria das relações do Irão com o resto do mundo, afirmando no fórum de Davos que o seu país nunca procurou desenvolver uma arma nuclear.
Netanyahu no entanto reagiu dizendo que aquilo que mudou no Irão foram as palavras e não os actos, e que a República Islâmica continua agressiva, continuando a produzir materiais para armas nucleares, apesar do acordo com as potências ocidentais para reduzir a produção nuclear.
Segundo Netanyahu, "o discurso de Rouhani não tem nada a ver com o que acontece no terreno."
E acrescentou ainda que o processo de paz com os palestinianos teria um significativo avanço se o Irão mudasse efectivamente as suas políticas.
O primeiro-ministro acrescentou ainda que a cooperação económica entre Israel e os palestinianos seria um grande incremento para a paz na região, insistindo estar pronto para "uma paz real, genuína e segura."
"Espero que Abbas também esteja pronto" - declarou Netanyahu, referindo-se ao líder palestiniano.
Netanyahu criticou também as recentes posições da Europa em relação às construções de "colonatos" em Israel: "Se a Europa for vista a pressionar Israel, isso só irá endurecer a posição palestiniana."

Shalom, Israel!

Sem comentários: