terça-feira, fevereiro 04, 2014

ISRAEL CONSEGUIRÁ SOBREVIVER SEM UM ACORDO DE PAZ

Apesar da insistente persuasão ameaçadora de John Kerry - o mandatário norte-americano para o "processo de paz" entre palestinianos e israelitas - Israel conseguirá sobreviver mesmo que tal  acordo não seja assinado.
Essa é pelo menos a opinião de Moshe Ya'alon, o ministro da Defesa de Israel. Segundo as suas declarações divulgadas anteontem, apesar de o governo de Israel desejar que haja um acordo final com os palestinianos, se essa perspectiva se gorar, Israel saberá lidar com a situação.
Estes comentários de Ya'alon foram vistos como uma resposta directa às declarações feitas por John Kerry no passado Sábado, na reunião sobre segurança realizada em Munique. Nessas declarações Kerry disse que Israel estaria em apuros caso as presentes conversações falhassem.
"Este presente status quo, digo-vos com absoluta certeza, a 100%, não pode ser mantido. Não é sustentável. É ilusório. Há uma prosperidade momentânea, há uma paz momentânea" - afirmou Kerry.
Ya'alon desmentiu que o cerne do problema fossem os "colonatos", ou a presença de judeus na Judeia e Samaria: "Os aldeamentos não são o obstáculo para a paz" - afirmou o ministro, continuando: "Eles constituem menos de cinco por cento do território na arena palestiniana."
Ya'alon apontou para a recusa da Autoridade Palestiniana em permitir que os judeus continuem a viver num futuro estado palestiniano como uma evidência das suas reais intenções: "Temos árabes vivendo lado a lado connosco na Galileia, em Jaffa e em Acre - e não lhes negamos esse direito. Por que é que a liderança palestiniana insiste em ter um território sem a presença de judeus?" - questionou Ya'alon.
Quando questionado sobre se o seu governo estava preparado ou não para desenraizar aldeamentos judaicos, Ya'alon disse que não "santifica" nenhum pedaço de terra, mas insistiu que a pergunta mais importante era se a liderança palestiniana iria ou não alguma vez reconhecer "o nosso direito a existir como estado nação do povo judeu, desistir do direito de retorno dos refugiados palestinianos e assumir as nossas necessidades de segurança."
E, conquanto espere que tudo isto dê certo, "Se não, nós sobreviveremos." - afirmou o ministro confiante.
Assim seja, Israel!
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Israel tem no Eterno o seu refúgio, consolo e suporte.Sobreviverá e nunca mais dessa terra será tirado.

Shalom Israel

Fabiana

RJ

Brazil