segunda-feira, abril 14, 2014

COMEÇA HOJE A PÁSCOA DE TODOS NÓS - JUDEUS E CRISTÃOS

Quando o sol se puser neste dia 14 de Abril, iniciar-se-à o dia 14 de Nisan do calendário judaico deste ano 5775, dando início à mais importante Festa bíblica do calendário religioso dos judeus, a Festa da Libertação, a Pesach, a "passagem por cima", lembrando aquela noite em que o Anjo de Deus trouxe morte e juízo à nação do Egipto, mas "passou por cima" daquelas casas cujas portas estivam marcadas pelo sangue do cordeiro, poupando assim aquelas vidas que estavam protegidas pelo sangue.
O verdadeiro seguidor do Messias Yeshua também é poupado do juízo de Deus, porque se colocou debaixo da protecção do sangue do Cordeiro de Deus, Aquele que "tira o pecado do mundo."

PÁSCOA = UMA FESTA PARA JUDEUS E CRISTÃOS
Esta não é uma festa apenas para os judeus, mas para todos aqueles que, à semelhança do povo de Israel, foram um dia libertos do poder do maligno (Faraó) e da escravidão do Egipto (sistemas do mundo) e conduzidos pelo Grande Libertador Moisés (um tipo da Pessoa de Jesus) até à Terra Prometida (terra da liberdade, do descanso, do prazer e das delícias sem fim.)
A Páscoa é então uma festa conjunta da Velha e da Nova Aliança, tendo sido sempre assim celebrada pelos primeiros cristãos, até ao concílio de Nicéia, onde os bispos não descansaram enquanto não separaram as datas, num esforço diabólico para arrancar as raízes à oliveira (Israel), como se os ramos  enxertados (a Igreja) pudessem sobreviver sem as raízes e a seiva (Palavra, tradição, Lei, patriarcas, revelação, profecia, etc.) da oliveira original plantada por Deus.
Milhões de judeus e alguns cristãos celebrarão hoje à noite a refeição da Páscoa, chamada "seder" (jantar, em hebraico), a mesma que o Messias Jesus (Yeshua) sempre celebrou e fez questão de aproveitar como "última ceia" íntima e onde Se revelou aos Seus 12 discípulos, celebrando com eles uma Nova Aliança.

PÃES ASMOS
Durante esta ceia e nos próximos 8 dias de celebração será comido o pão sem fermento, ou pão asmo, o matzah, que, tipifica admiravelmente a Pessoa do Messias Jesus, uma vez que Ele viveu uma vida sem pecado (fermento). Essa exigência de viver sem fermento é também feita aos verdadeiros seguidores de Jesus: "Celebremos portanto a Festa (Páscoa), não com o velho fermento (os pecados habituais que nos escravizam), nem com o fermento da maldade e da malícia; e, sim, com os asmos da sinceridade e da verdade." (1 Coríntios 5:8).

4 TAÇAS DE VINHO
Além de outros elementos que compõem esta ceia, e da leitura do "Haggadah" (livro da história da Páscoa), são também bebidas 4 taças de vinho ("yain"), lembrando as 4 promessas de redenção dadas por Deus a Israel: 1 - "vos tirarei do Egipto"; 2 - "vos livrarei da servidão do Egipto"; 3 - "vos resgatarei com grandes demonstrações de poder"; 4 - "tomar-vos-ei por Meu povo" (Êxodo 6:6-7).
Durante a refeição são bebidas estas 4 taças, e há ainda uma quinta que não é bebida, chamada a "taça de Elias", e que é reservada para o profeta que se crê visitará a casa dos israelitas nesta época.
Lucas 22:20 diz-nos que o Messias bebeu a "terceira taça", conhecida como "taça da redenção". Êxodo diz: "Eu remir-vos-ei..." Foi exactamente isso que Deus fez com o Seu povo de Israel e que o Seu Filho fez novamente com os Seus discípulos judeus, convidando-nos a nós gentios a também entrarmos nessa Nova Aliança que Ele fez durante aquela Páscoa: "Este é o cálice da Nova Aliança no Meu Sangue derramado em favor de vós."

O CORDEIRO DE DEUS
O cordeiro que é morto, assado e comido no seder tipifica perfeitamente o Cordeiro de Deus, Jesus, "que tira o pecado do mundo" (João 1:29). O apóstolo Paulo identifica a razão da Páscoa: "o Messias, nosso Cordeiro pascal, foi imolado por nós" (1 Coríntios 5:7).
O verdadeiro filho de Deus foi purificado "pelo precioso sangue de Jesus, como de cordeiro sem defeito e sem mácula." (1 Pedro 1.19).

COMUNHÃO
A comunhão - "koinonia" no grego - é possibilitada apenas aos libertos pela morte do Cordeiro de Deus, Yeshua, uma vez que foram protegidos do juízo de Deus e colocados sob a protecção do Seu sangue derramado no madeiro. Nada mais temos a fazer senão entrarmos nessa comunhão estabelecida pelo próprio Deus com o Seu povo: "Sereis o Meu povo." 
A comunhão à volta da mesa onde partilhamos do pão e do vinho é a grande afirmação espiritual mas também visível da realidade da grande libertação e salvação conseguida por Jesus para todos nós!
"Porventura o cálice da bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo?" (1 Coríntios 10:16). 

Antes da celebração do seder, todas as casas dos judeus são minuciosamente limpas de todo o tipo de migalhas de pão, para que a celebração não tenha a presença de qualquer espécie de fermento. Que a nossa participação nesta Festa estabelecida por Deus e para a qual todos somos convidados não nos encontre sujos pelo pecado ou despreparados para o nosso encontro e comunhão com o tão maravilhoso Deus de Israel!

Shalom! Tenha uma Páscoa abençoada!






Sem comentários: