quarta-feira, junho 18, 2014

PRESIDENTE PALESTINIANO EXIGE LIBERTAÇÃO DOS 3 JOVENS JUDEUS SEQUESTRADOS PELOS TERRORISTAS DO HAMAS

Naquela que pode ser já a mais que previsível fricção entre os 2 grupos que formam o novo governo palestiniano - Autoridade Palestiniana e Hamas - o presidente Mahmoud Abbas expressou agora uma veemente condenação ao rapto dos 3 jovens pelos terroristas do Hamas há 6 dias atrás.
"Aqueles que levaram a cabo o sequestro querem destruir-nos" - afirmou Abbas, acrescentando: "Os três jovens são seres humanos como nós e devem ser restituídos às suas famílias."
E, obviamente preocupado com as consequências da mega operação de busca que Israel está a desenrolar nos territórios sob administração palestiniana, num verdadeiro cerco aos terroristas do Hamas, Abbas acrescentou: "O nosso interesse é continuar a coordenação de segurança com Israel de forma a evitar uma nova Intifada."
Falando durante a Conferência Islâmica dos Ministros para as Relações Exteriores, o presidente da Autoridade Palestiniana Mahmoud Abbas aproveitou ainda para criticar Israel por "se aproveitar do rapto para operar em territórios palestinianos, lançando toda a culpa sobre os palestinianos, esquecendo que o rapto não se deu numa zona controlada pela segurança palestiniana."
Enquanto isso, o primeiro-ministro de Israel Benjamim Netanyahu, em reunião com uma delegação de dezenas de presidentes de câmara de várias partes do mundo e em visita a Israel, elogiou as forças de defesa de Israel: "As Forças de Defesa de Israel e a Shin Bet  voltaram a deter dezenas de terroristas do Hamas, incluindo muitos daqueles que tinham sido libertados sob o acordo de troca para a libertação de Gilad Shalit. Louvo os comandantes e os homens - das forças da IDF, do Shin Bet e da polícia. Eles estão e têm feito um excelente trabalho. Desde o momento em que tomámos a decisão no gabinete, eles conduziram a complexa operação com êxito, em menos de um dia."
As FDI prenderam 64 palestinianos durante a madrugada de Quinta-Feira, dos quais 51 são membros do Hamas libertados das cadeias israelitas na operação de troca de prisioneiros palestinianos para a libertação do soldado israelita Gilad Shalit. Até ao dia de hoje já foram entretanto detidos 240 palestinianos, incluindo 180 operacionais do Hamas. 800 estruturas palestinianas já foram investigadas pelos israelitas.
Segundo um oficial israelita, "300 mil pessoas estão sob custódia, e isso está a começar a surtir efeitos após 8 anos de um certo bem estar entre as populações palestinianas."

Bem hajam forças de defesa de Israel!
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora condene publicamente a ação criminosa do sequestro dos três jovens judeus pelo Hamas, Abbas encontra-se numa encruzilhada: Como ficar na “legalidade” e ser conivente com as ações terroristas do seu próprio governo de coalizão? O sequestro orquestrado pelo Hamas, suja ainda mais a administração palestina do Fatah, desrespeita o juramento de lealdade e faz rever o posicionamento dos países que reconheceram o “governo de união nacional” palestino!