sábado, janeiro 24, 2015

O JUDEU 6.000.001

"Seis milhões e um" - é o tema de uma exibição patente no Museu do Holocausto em Jerusalém, em vésperas do Dia Internacional do Holocausto.
A obra do artista judeu Moshe Hoffman exibida neste certame inclui um trabalho em que Jesus é apresentado como o judeu número "Seis milhões e um", dessa forma identificando o Messias Jesus com o sofrimento, dilema e destino do povo judeu no Holocausto. 
Algo de inédito na arte e no pensamento judaico...

Shalom, Israel!

4 comentários:

Anónimo disse...

Que coisa maravilhosa. É o agir de HaShem agir no meio do seu povo.

Fabiana Leite

Anónimo disse...

Com a diferença que os judeus não reconheceram Jesus como messias, pelo contrário entregaram-no às autoridades romanas incitando à sua condenação. Não escrevo com qualquer sentido condenatório, mas este foi o facto determinante para a mais grave fusão nas religiões, dando origem ao cristianismo e a todo o mal que daí adveio para os judeus. A raiz mais profunda do anti-semitismo remota a este facto único, a rejeição de Jesus-messias pelos dos judeus. O mundo não ficaria tão melhor se, simplesmente, esquecêssemos todas as religiões e colocássemos o cérebro no caminho da filosofia, da ética, do humanismo, da ciência, da evidência, etc.?

Alessandro Chagas disse...

Jesus Cristo é o nome que está sobre todo nome.
Em João 17:3 "E a vida eterna é esta; que te conheçam a ti, como único Deus verdadeiro,e a Jesus Cristo, aquele tu enviaste.

Romanos 8:1 "Portanto não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.

olga disse...

Ninguém tirou a vida de Jesus. Ele a deu por amor de toda humanidade. Podemos ler em Romanos 11:18-21:
"Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também."
Quem persegue judeu, persegue cristão, persegue negro, enfim,, ninguém mata por amor a Deus. Qual é o principal mandamento: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a ti mesmo." Quem mata o seu próximo não ama nada, nem ninguém... O niilismo, hedonismo e coisas semelhantes têm mais a ver com isto do que a religião, embora a religião possa se revestir também de tais conceitos e práticas. Não é a filosofia que vai nos salvar. O caminho é reto!
Uma das partes que eu acho mais linda na bíblia está em João 18:4-6:
"Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.
Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra."
Vejam bem... Quando Jesus disse: Sou eu caíram por terra... Alguém poderia prender ou matar Jesus se ele assim não quisesse. Antes ele já tinha orado e dito: Pai, faça a tua e não a minha vontade!
Tudo coopera para o bem! Agora temos vida, Jesus venceu a morte! Não precisamos de vitória maior que esta! Amém!
Shalom Israel!
Olga