sexta-feira, janeiro 30, 2015

RARÍSSIMO POSTAL ESCRITO PELO JUDEU SIONISTA EINSTEIN EM JERUSALÉM VENDIDO POR 56 MIL DÓLARES

Albert Einstein, o famoso e laureado cientista judeu, esteve em Israel em 1923, liderando uma verdadeira "excursão sionista" à Terra dos seus ancestrais, na altura sob mandato britânico, a então chamada "Palestina."

Poucas fotos e postais restam dessa histórica visita de 12 dias. Há no entanto um famoso postal escrito por Einstein ao líder sionista Authur Ruppin em que ele recorda o seu profundo compromisso para com o sionismo, logo a seguir à divulgação da sua teoria geral da relatividade, em 1915.
Essa raridade foi agora vendida em leilão em Boston, EUA, no passado dia 22, pelo valor de 56.250 dólares. 

"DIAS INESQUECÍVEIS"
Nas parcas palavras dirigidas a Ruppin no seu postal, Einstein descreveu os "dias inesquecíveis" e a "alegre companhia" durante a sua estadia em Jerusalém. Em todo o território da então chamada "Palestina" Einstein foi saudado com um estadista muito amado, acolhido por multidões e até recebido com tiros de canhão.
A foto do cartão postal representa o navio da companhia "Red Star Line" que o levou à Terra Santa, com um desenho cómico feito à mão pela alegre companheira de viagem, Hanna, esposa de Ruppin, o destinatário do postal, Einstein fez-também acompanhar da sua segunda esposa Elsa, conhecida como "protectora" do cientista durante as duas décadas de casamento.
O clímax desta visita teve lugar no Monte Scopus, onde Einstein proferiu o discurso de abertura da Universidade Hebraica. Durante vários anos Einstein tinha andado a levantar fundos pelo mundo fora para poder estabelecer a primeira universidade judaica e apoiar o sionismo na generalidade.
DESENHO FEITO NO POSTAL COM
EINSTEIN E A SENHORA RUPPIN
"Até agora tenho sempre encontrado alguma coisa para lamentar na alma judaica, que é o esquecimento do seu próprio povo - quase o esquecimento do seu ser" - escreveu Einstein no final desse dia, acrescentando: "Esta é uma grande era, a era da libertação da alma judaica, e isso tem sido conseguido através do movimento sionista, para que assim ninguém no mundo consiga destruí-la."

"UM POVO INCRIVELMENTE ACTIVO..."
ALBERT EINSTEIN EM TEL AVIV
Durante a sua visita a Tel Aviv, Einstein recebeu o título de "cidadão honorário" concedido pelo prefeito da cidade, Meir Dizengoff.
"Já tive o privilégio de receber o título de 'cidadão honorário' na cidade de Nova Iorque, mas sinto-me dez vezes mais feliz por ser um cidadão desta bela cidade judaica" - declarou Einstein à multidão ali reunida para o homenagear.
Nesta moderna cidade de Tel Aviv e mesmo em Haifa e em Jerusalém, o amado cientista ficou contente por poder falar em alemão aos muitos judeus oriundos da sua terra natal, a Alemanha. Ele ficou profundamente admirado com aquilo que os judeus alemães e de outros países europeus tinham conseguido realizar em década e meia da existência de Tel Aviv:
"As realizações dos judeus em apenas alguns anos nesta cidade despertaram-me a maior admiração" - escreveu Einstein no seu diário a 8 de Fevereiro, acrescentando um elogio: "Um povo incrivelmente activo, os nossos judeus..."

Einstein aproveitou ainda a sua visita para plantar 2 árvores em Haifa, visitar Tiberíades e ainda Jericó e o Mar Morto. 
De todas as afirmações feitas durante esta tournée por Israel, há uma que sobressai: o futuro demográfico do projecto sionista.
Na altura da visita de Einstein à Terra Santa - 1923 - catorze milhões de judeus viviam nos seis continentes, com unicamente uns 90 mil a viverem na sua Terra. Perante esta pequena porção de terra habitável, Einstein visionou um forte papel simbólico para Israel, em contraste com a visão de Theodore Herzl, que incluía um lar físico para todos os judeus.
"No geral, o país não é muito fértil" - escreveu Einstein a um dos seus estudantes, acrescentando: "Vai tornar-se num centro moral, mas não será capaz de suportar uma grande proporção do povo judeu. Estou no entanto convencido que a colonização será bem sucedida."

Shalom, Israel!

QUER CONTRIBUIR PARA ESTE MINISTÉRIO?
Se desejar contribuir com alguma oferta para encorajar o nosso ministério, ficaremos imensamente reconhecidos!

Para fazer qualquer contribuição, pode usar o sistema mundial de transferências "paypal", completamente seguro, bastando para tal clicar no pequeno rectângulo na coluna à direita onde diz "Doar", logo abaixo do anúncio dos DVDs. Obrigado!


Sem comentários: