quinta-feira, fevereiro 05, 2015

AUMENTO DRÁSTICO DE INCIDENTES ANTI-SEMITAS NO REINO UNIDO

2014 viu um enorme e preocupante incremento no número de incidentes anti-semitas por todo o Reino Unido.
O conflito ocorrido durante o Verão entre Israel e os terroristas da Faixa de Gaza aumentou drasticamente o número de incidentes relacionados com o ódio anti-semita.
A "Fundação para a Segurança Comunitária", dedicada ao estudo do anti-semitismo na Inglaterra e à provisão de segurança para a comunidade judaica no Reino Unido anunciou hoje terem-se registado 1.168 actos de anti-semitismo durante o ano passado. 
Esse número chega a ultrapassar o dobro dos incidentes ocorridos no ano anterior - 2013 - em que se registaram 535 casos de anti-semitismo. 
A polícia londrina informou que esse aumento acompanhou proporcionalmente o número de crimes ocorridos na capital britânica, e que têm sido alocadas patrulhas para as zonas mais sensíveis da cidade.

A secretária de estado britânico Theresa May classificou a reportagem como "profundamente preocupante" e disse que "a Grã Bretanha sem os judeus não seria Grã Bretanha."
O tipo de incidente mais comum foi a provocação verbal feita em público contra judeus. 
Outros incidentes incluíram estragos e profanação de propriedades judaicas, graffitis anti-semitas, ameaças e abusos anti-semitas através da divulgação de grandes quantidades de e-mails e cartas.
Um ou outro incidente tornou-se violento, ainda que, nas palavras do director da fundação, "felizmente que a maioria dos incidentes não foram violentos, mas foram mesmo assim chocantes e lamentáveis para os alvos dos mesmos e para a comunidade judaica em geral."
Uma pesquisa recente demonstra que os britânicos sentem-se mais desfavoráveis em relação a Israel do que a qualquer outro país do mundo, com excepção da Coréia do Norte.
Esta pesquisa teve como base uma sondagem à opinião pública realizada em Agosto e mostra um avultado surgimento de atitudes negativas relacionadas com Israel em comparação com o estudo anterior. 35% dos britânicos declararam-se "especialmente desfavoráveis em relação a Israel" em 2014, em comparação aos 17% que se declararam da mesma forma em 2012. Há que no entanto ter em conta que essa sondagem de opinião foi feita em pleno decorrer da operação na Faixa de Gaza, quando civis estavam sendo mortos de ambos os lados, com maior incidência nos palestinianos.

UM AVISO À EUROPA
Há um sentimento crescente de desconforto em toda a comunidade judaica que vive na Europa, estando muitos até a questionar o seu futuro na Europa. Estes incidentes minam toda a base fundamental da construção europeia assente em valores de integração de todas as pessoas, independentemente do seu credo ou origem étnica.
Os recentes incidentes violentos na França e na Bélgica comprovam o quanto a Europa precisa de dar atenção às suas políticas de integração, segurança e respeito comum, tendo como obrigação proteger todos os seus cidadãos e punir severamente todos quantos incitam ao ódio e à descriminação.
É que, como já vimos em "filmes" anteriores, os primeiros a pagar o preço são sempre os judeus...

Shalom, Israel!


Sem comentários: