terça-feira, setembro 01, 2015

DESCOBERTA EM JERUSALÉM ESCADARIA DA ÉPOCA DO SEGUNDO TEMPLO

Um enigmático lanço de escadas construído há 2 mil anos e aparentemente utilizado pelos peregrinos que então subiam ao Templo de Jerusalém foi agora descoberto pelos arqueólogos em actividade no parque nacional da "cidade de David."
As escadas conduzem a um pódio inédito, diferente de todos os anteriormente descobertos.
A estrutura, construída de pedras trabalhadas, está localizada ao lado de uma estrada da época do Segundo Templo (o Templo que Jesus visitou), que deve ter sido utilizada pelos peregrinos que subiam ao Templo a partir do tanque de Siloé.
Parte desta estrada feita de grandes lajes de pedra já tinha sido escavada e exposta desde há anos, e pensa-se que cobrirá um antigo sistema de saneamento.
A estrada terá sido construída durante a quarta década do 1º século d.C. e seria na época uma das maiores construções em Jerusalém. Foi descoberta por baixo de ruínas que continham artefactos da época da "grande revolta" dos judeus contra os romanos e que levou à destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.
Na base da escadaria foram encontrados vasos de cerâmica ainda inteiros, ferramentas de trabalho, e louças em vidro. 
Segundo os arqueólogos, esta descoberta é "singular, nada antes visto em nenhuma escavação em Jerusalém e até mesmo nos seus arredores, daí não se saber ao certo qual o propósito desta escadaria."
Crê-se que o pódio servisse para chamar a atenção dos transeuntes, não se sabendo no entanto que tipo de informações ou comunicações seriam feitas a partir dali.

Shalom, Israel!

Sem comentários: