sábado, outubro 24, 2015

MONTE DO TEMPLO TERÁ VIGILÂNCIA 24 HORAS POR DIA

Segundo afirmações prestadas hoje pelo secretário de estado norte-americano John Kerry após a sua visita ao rei da Jordânia Abdullah II e ao líder palestiniano Mahmoud Abbas, Israel e a Jordânia terão concordado em dar passos para a redução das tensões que nestes últimos dias se sentiram, especialmente na capital Jerusalém, alegadamente por causa de uma imaginada mudança no status quo no recinto do Monte.
Israel não alterou o estado de manutenção do critério para as visitas ao Monte anteriormente acordado entre o estado judaico e o reino hashemita, mas, os palestinianos, desejosos de provocar uma escalada de violência em Jerusalém, iniciaram há poucas semanas ataques e provocações constantes à polícia israelita e aos visitantes que ali subiam.
Netanyahu terá, segundo Kerry, concordado em manter o status quo no Monte, permitindo orações apenas para os muçulmanos, autorizando no entanto a visita a todos os interessados.
A Jordânia mantém a custódia do local conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como Santuário Nobre.
A manutenção deste estado incluirá a video vigilância 24 horas por dia, e o reconhecimento israelita da custódia jordana do local.
Israel tem todo o interesse na montagem de câmaras video no local, de forma a provar que da sua parte mantém o estado acordado e ao mesmo tempo mostrar que não é o iniciador dos distúrbios que muitas vezes ocorrem naquele lugar.
Segundo Kerry afirmou, Israel não tem interesse em dividir o lugar, desejando sim aumentar a coordenação entre as autoridades israelitas e jordanas para assegurar que todos os visitantes "demonstram respeito e contenção."

Shalom, Israel!


Sem comentários: