sexta-feira, março 25, 2016

CUMPRINDO AS PROFECIAS, ISRAEL TRAZ DE VOLTA OS ÚLTIMOS JUDEUS DO IÉMEN NUMA OPERAÇÃO DE ELEVADO RISCO

Na noite de Domingo passado, 17 membros da comunidade judaica do Iémen foram trazidos para Israel, escapando de uma nação rasgada pela guerra. Alguns dias antes, outros 2 judeus iémenitas já tinham aterrado em Tel Aviv. 
Muitos dos detalhes deste "escape" continuam no secretismo. Sabe-se no entanto que foram necessários 2 anos de preparação para que esta operação repleta de riscos pudesse ser realizada com êxito. Segundo fontes sauditas, os rebeldes houtis que controlam a área onde esta família vivia teriam sido subornados para permitirem a saída destes 19 judeus.

Desde a povoação de Sanaa, controlada pelos houtis, onde a família vivia, até à próxima aldeia de Raydah, na parte ocidental do Iémen, os 19 elementos da família voaram até Aman, capital da Jordânia, e depois até Israel.
Mas o escape não foi fácil. Aliás, esta tentativa bem sucedida foi a quarta entre outras não tão bem sucedidas. No meio da operação de resgate, 2 iémenitas acabaram presos, um judeu e um muçulmano. Segundo parece, a acusação que os levou à detenção tem mais a ver com o "roubo" para fora do país de um antigo rolo da Torah, com cerca de 600 anos, que a família de judeus levou para Israel, e que os houtis defendem ser parte do seu património histórico.
Apesar das alegações de que o rolo pertenceria ao estado, a verdade é que ele pertencia desde há muitas gerações à família foragida.
Toda esta operação foi coordenada por Manny Dahari, um iémenita membro da mesma família e que conseguiu escapar para os EUA há quase 10 anos atrás. Devido a ataques anti-semitas, os judeus desta família iémenita foram escapando pouco a pouco do país em guerra e refugiando-se na Terra dos seus ancestrais, Israel.
"Aqui há liberdade" - afirmou um membro da família, já em Israel, acrescentando: "Aqui não temos medo. Se fores judeu, sentes aqui que este é mesmo o teu país."

Shalom, Israel!


1 comentário:

Benaiah Cabral Ben יהוה Iehouah disse...

" Se fores judeu " - Excelente. Embora o ser judeu em Israel tenha aplicação ampla e permita acolhida de diferentes positivos.