quinta-feira, abril 14, 2016

ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CALIGRAFIA, PERITOS ISRAELITAS CONCLUEM QUE OS TEXTOS BÍBLICOS SÃO MAIS ANTIGOS DO QUE SE PENSAVA

Através do uso da tecnologia de análise da caligrafia, peritos israelitas de vários campos de pesquisa concluíram que certos textos bíblicos são mais antigos do que até aqui se pensava...
A "ABC.News" informou que uma equipa de estudantes fazendo doutoramento nas áreas das Matemáticas, professores de Matemática, arqueólogos, e um físico fizeram uso de tecnologia semelhante à utilizada pelas agências de espionagem e bancos para a análise de assinaturas, com o objectivo de examinarem a caligrafia antiga.
A caligrafia em si não é de um texto bíblico, mas é composta de várias inscrições em cacos de cerâmica encontrados no sítio agora escavado de uma antiga fortaleza militar no deserto do Negueve, a Sul de Israel. 
Os peritos utilizaram imagiologia multiespectral para a reconstrução de letras hebraicas que foram desaparecendo com o tempo. Em seguida, aplicaram um algoritmo de computador para analisar a escrita.
As 16 inscrições registadas em cacos de cerâmica datam aproximadamente do ano 600 a.C. e descrevem movimentos das tropas, despesas com aprovisionamento, e outras questões práticas. O facto de várias pessoas (pelo menos 6) de diversas posições e estatutos terem registado estas informações por escrito sugere que a literacia no antigo Israel era mais generalizada do que o que até aqui se pensava, sugerindo assim que os textos bíblicos da época podem ter sido escritos numa altura anterior.

Desde há muito que os eruditos têm andado a debater se certos textos bíblicos - desde o Livro de Josué ao Livro de 2 Reis - começaram inicialmente a ser compilados antes ou depois do exílio na Babilónia, em 586 a.C. Pensava-se até agora que esses textos teriam sido escritos depois do exílio, quando o povo de Israel tinha tempo para reflectir naquilo que lhes havia acontecido. 
Estes achados resultantes da análise à caligrafia sugerem contudo que os textos devem ter sido escritos antes do exílio babilónico.
"É a primeira vez que temos algo de empírico nas nossas mãos" - afirmou o famoso arqueólogo israelita Israel Finkelstein, que desde há muito tempo tem vindo a defender que os textos bíblicos mencionados foram escritos em finais do 7º século a.C., em Jerusalém, portanto antes do cerco da cidade às mãos de Nabucodonozor. 

Cada vez mais a arqueologia comprova a veracidade e historicidade dos relatos bíblicos!

Shalom, Israel!

Sem comentários: