quarta-feira, junho 22, 2016

RELAÇÕES ENTRE ISRAEL E TURQUIA À BEIRA DA NORMALIZAÇÃO

Prevê-se para 26 de Junho o anúncio oficial da normalização das relações políticas entre Israel e a Turquia.
Desde há seis anos que as relações têm estado praticamente inexistentes, devido à crise provocada pelo conflito provocado pela flotilha turca que se dirigia a Gaza e que Israel se viu obrigado a interromper através do uso da força que causou a morte de 10 activistas turcos.
O acordo que restabelecerá as relações mútua previa o levantamento parcial do bloqueio a Gaza, o que não se verificará, mas Israel irá compensar as famílias das vítimas turcas do raid israelita ao barco Marmara, para além de um pedido oficial de desculpas à Turquia.
Apesar de não permitir o levantamento parcial do bloqueio à Faixa de Gaza, Israel irá mesmo assim permitir a finalização da construção de um hospital em Gaza, a construção de uma nova estação eléctrica e ainda a construção de uma planta para a dessalinização de água do mar. Todos estes 3 projectos são vitais para a subsistência da população daquele enclave.
Por seu lado, a Turquia poderá enviar ajuda humanitária a Gaza, mas terá de fazê-lo através do porto israelita de Ashdod, e não directamente a Gaza, como era inicialmente exigido pelo governo turco.

Shalom, Israel!


1 comentário:

olga disse...

Boas notícias! Melhor ler notícias assim do que sobre terrorismo, guerras e barreiras! Que a esperança ilumine a vida de muitas pessoas nesta região do mundo!
Shalom Israel!
Olga