quarta-feira, agosto 17, 2016

SINAGOGA DOS DIAS DE JESUS DESCOBERTA NA GALILEIA, CONFIRMANDO OS RELATOS DO NOVO TESTAMENTO

Foram descobertas ruínas de uma estrutura fora do habitual que funcionava como sinagoga na época do Segundo Templo. As escavações que trouxeram à luz esta estrutura estão a ser conduzidas em Tel Rechesh, em pleno parque da reserva natural de Nahal Tavor, na baixa Galiléia.
Esta sinagoga é uma das oito até agora descobertas em Israel datando do período do Segundo Templo, portanto contemporâneas de Jesus. 
Segundo o Dr. Motti Aviam, pesquisador sénior do Instituto Arqueológico Galileu, "esta é a primeira sinagoga descoberta na área rural da Galileia, confirmando a informação histórica do Novo Testamento, onde se refere que Jesus pregava em sinagogas nas aldeias da Galileia."
No primeiro século d.C. uma grande propriedade agrícola foi criada naquele tel (uma colina composta por camadas de achados arqueológicos). Os edifícios da propriedade agrícola incluíam uma estrutura contendo uma grande sala medindo 8 x 9 metros. As paredes da sala estão alinhadas com bancos habilmente construídos em mármore. 
Os arqueólogos também descobriram ao longo da parede norte duas grandes pedras em basalto que formavam parte de um altar para rituais que já era usado cerca de 1.500 anos da época da sinagoga num templo numa cidade cananita existente no mesmo lugar.

Mais uma prova insofismável da veracidade dos relatos do Novo Testamento, ao mesmo tempo que uma atracção para todos quantos, como eu, ambicionam conhecer de perto todos os locais onde o nosso Senhor Jesus caminhou!

Shalom, Israel!


Sem comentários: