quinta-feira, outubro 20, 2016

ARQUEÓLOGOS ISRAELITAS DESCOBREM SÍTIO DA BATALHA CONTRA JERUSALÉM NO ANO 70 D.C.

Esta impressionante descoberta vem confirmar o relato da destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. pelo historiador Flávio Josefo.
Arqueólogos israelitas encontraram o sítio de uma feroz batalha onde o exército romano bombardeou e conseguiu abrir brechas na muralha da Cidade antes de a conquistar e destruir o Segundo Templo, tal como o Messias Jesus havia anunciado quase 40 anos antes. 
Esta descoberta já foi feita no passado Inverno durante uma escavação para um novo campus universitário para a Academia de Arte e Design Bezalel no exterior da Cidade velha. Segundo os arqueólogos responsáveis pela escavação, este achado comprova finalmente a descrição da muralha que foi derrubada, tal como relatado pelo historiador Josefo.

Durante a escavação, os arqueólogos encontraram os restos de uma torre rodeada por montes de pedras e pedregulhos disparados pelas catapultas romanas contra as forças judaicas que protegiam as muralhas.
Para a "Autoridade para as Antiguidades de Israel", "este é um testemunho fascinante do bombardeamento intensivo do exército romano comandado por Tito, antes da conquista da Cidade e da destruição do Segundo Templo."

ARÍETE ROMANO
"O bombardeamento era intencionalmente dirigido aos sentinelas que guardavam as muralhas, provendo também cobertura às forças romanas, para que estas se pudessem aproximar das muralhas com aríetes, dessa forma rompendo as defesas da Cidade." 
A parte da muralha que foi rompida era conhecida como a "terceira muralha." As suas ruínas foram encontradas na zona moderna de Jerusalém conhecida como "campo russo." Segundo os relatos de Josefo, esta secção da muralha foi projectada para proteger um novo bairro da Cidade que se tinha desenvolvido na parte de fora das duas muralhas já existentes.
Durante uma grande parte do século 20 os peritos debateram o trajecto dessa terceira muralha e "a questão relativa às fronteiras de Jerusalém nas vésperas da investida dos romanos" - assim reza a declaração, concluindo: "parece que a nova descoberta no 'campo russo' é prova da muralha existente nesta área."

Na sua obra "As Guerras dos Judeus", Flávio Josefo descreve a muralha: "O início da terceira muralha era junto à torre Hippicus, de onde chegava até ao quarteirão norte da Cidade, e a torre Psephinus...foi Agripqa quem cercou as partes acrescentadas à Cidade velha com esta muralha, partes até então desprotegidas."

SOLDADO ROMANO
A terceira muralha tinha ficado completa como parte das preparações dos judeus para a "grande revolta" contra Roma que se iniciou no ano 66 d.C. e que terminou em 70 d.C. quando os romanos romperam as muralhas de Jerusalém e destruíram o Segundo Templo. Centenas de milhares de judeus foram mortos, e a derrota anunciou o início de quase dois mil anos de exílio.
Os achados da escavação serão apresentados durante uma conferência a realizar no final deste mês na Universidade Hebraica de Jerusalém.
Esta descoberta veio mesmo a calhar, na semana em que o desacreditada UNESCO votou a favor de uma resolução que nega toda e qualquer ligação judaica e cristã aos lugares sagrados da Cidade de Jerusalém, capital de Israel...

Shalom, Israel!

1 comentário:

olga disse...

O engraçado de tudo isto é que ninguém fala nada de Meca e Medina, por exemplo... Quem entra lá? Deve ter livre trânsito, deve ser bem democrática!
E, felizmente pra nós e, infelizmente pra UNESCO ainda há na História um Flávio Josefo... Será que a ONU irá alegar que este é também um invasor, um ser mitológico, uma invenção sionista?
No fundo há páginas da História da humanidade que nos envergonham... Esta que a ONU escreveu no dia 13/10/2016 é uma delas!
Creio que eles não querem que Israel tenha acesso a determinados lugares exatamente para não trazer à luz a verdadeira História!
Shalom Israel!
Olga