sexta-feira, outubro 21, 2016

MUITOS CRISTÃOS ACREDITAM QUE JESUS NASCEU NESTA ÉPOCA DA FESTA DOS TABERNÁCULOS

Um número cada vez maior de cristãos e judeus messiânicos acredita que a verdadeira altura do nascimento do Messias Jesus em Belém Efrata terá sido esta época festiva dos Tabernáculos, e não a data convencional estabelecida pelo papa romano, o 25 de Dezembro, em que, como se sabe, era tradicionalmente celebrada pelos romanos a festa pagã do solstício.
Eu também acredito que Jesus nunca poderia ter nascido em Dezembro - em pleno Inverno - mas sim neste período que lembra o desejo de Deus em "fazer tabernáculo entre os homens." 

Quando o apóstolo e escritor João descreveu a incarnação física do Messias, ele usa a expressão "o Verbo (ou a Palavra) Se fez carne, e habitou entre nós..." (1:14). A expressão "habitou entre nós" pode ser também traduzida como: "O Verbo tabernaculou entre nós."
Habitar entre os homens foi e é o grande desejo do Senhor Deus.


RAZÕES PARA CRER QUE JESUS TERIA NASCIDO NESTA ÉPOCA
Tudo começa com o nascimento do grande profeta João Baptista, primo de Jesus segundo a carne. 
João foi concebido por um acto sobrenatural de Deus, uma vez que seus pais Zacarias e Isabel eram de idade avançada e Isabel era estéril. A concepção física de João deu-se após a visitação do anjo Gabriel ter visitado Zacarias durante o seu serviço sacerdotal no Templo de Jerusalém. 
Havia uma ordem para os turnos dos sacerdotes e levitas que serviam no Templo. Zacarias estaria então "de serviço" no turno que lhe competia, segundo a linhagem familiar descrita em 1 Crónicas 24 - 28. Uma vez que ele pertencia à turma de Abias (Lucas 1:5), ele deveria terminar o seu serviço no Templo e voltar a casa para estar com a sua mulher Isabel em finais de Junho/inícios de Julho (Lucas 1:5; 13 - 19; 23 - 26).

Ora, Isabel estava grávida de seis meses quando Maria engravidou pelo Espírito Santo. Pode-se então entender que ela terá engravidado no Inverno, talvez durante a Festa do Hanuká (perto da época do Natal "cristão"). Nove meses depois seria a época dos Tabernáculos - Sucote - portanto Maria teria dado à luz a Jesus exactamente nesta época da Festa bíblica dos Tabernáculos
É interessante que, se estes cálculos estiverem correctos, João Baptista teria nascido na época da Festa da Páscoa judaica, quando os judeus tradicionalmente dão as boas vindas ao espírito de Elias nas suas casas...

O nascimento do Messias Jesus durante os Tabernáculos responde também a várias dificuldades causadas pelo Seu alegado nascimento em Dezembro:
Em primeiro lugar, o imperador César Augusto não iria ordenar um recenseamento em pleno Inverno judaico, quando as intempéries climáticas dificultariam qualquer tipo de deslocação das pessoas.
Em segundo lugar, visto que os Tabernáculos eram uma festa para os peregrinos, tentar encontrar alojamento na região de Jerusalém - e isso inclui Belém Efrata - seria praticamente impossível, daí a informação dada pelo evangelista Lucas de que "não havia lugar para eles na estalagem."
Em terceiro lugar, nesta época do ano o clima ainda seria aprazível para que os pastores pudessem cuidar dos seus rebanhos ao ar livre, nos campos.

Contudo, e apesar destas conclusões, o mais importante não é a data, mas a realidade da manifestação de Deus fazendo-Se carne e habitando entre nós para nos salvar!

Shalom, Israel!

6 comentários:

Elias disse...

Amém, e dando a sua vida por nós no calvário.

Unknown disse...

O Nome é Yeshua e não "Jesus"! Ele nasceu Judeu, não português, brasileiro, chines, etc.
Por que mudaram o Nome que está acima de todos os nomes, já que, os nossos próprios nomes, que diante do Nome verdadeiro do Hamashiac, não tem valor algum, mesmo quando viajamos ou moramos em qualquer nação do mundo, continua sendo o mesmo?
Talvez seja por isso que, o SENHOR Yeshua disse as palavras que estão registradas em Seu evangelho, segundo escreveu Mateus:7.21-23.

De Sousa disse...

Yahushuah é o Mestre [o ensinador] de justiça...!
Assim diz a eterna palavra da verdade em Joel capítulo 2 versículo 23 :
- E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos em Elohim vosso Yahuah, porque ele vos dará " ENSINADOR DE JUSTIÇA" e fará descer a chuva, a temporã e a serodia, "no primeiro mês".

Calendário agrícola [Bíblico]
1.mês Abibe ou Nisã
Halleluyah

Marília Alves disse...

Acredito plenamente nesta lógica de pensamento!! Que O Eterno abra os olhos para que a humanidade desperte deste sono!! Que O Altíssimo nos abençoe!!

De Sousa disse...

Yahushuah nasceu, morreu, e ressuscitou no primeiro mês do calendário bíblico agrícola, que é o estabelecido Por Yahuah. Por aquela altura seria entre o 22 de Fevereiro e o 22 de Março.

Unknown disse...

Uma explicação simples e bastante elucidativa, didática.