terça-feira, junho 13, 2017

ISRAEL ORGANIZA SIMULACROS POR TODO O PAÍS EM PREPARAÇÃO PARA A EVENTUALIDADE DE UM "GRANDE SISMO"

2.300 escolas públicas por todo o Israel, para além do próprio Parlamento e do Palácio presidencial participaram esta manhã de um simulacro como preparação para a eventualidade de um mega-terramoto.
A determinada hora, soaram os alarmes, e milhares e milhares de alunos correram para o exterior das salas de aula e das próprias escolas, ao mesmo tempo que era evacuado o 5º andar do Knesset através de equipas de resgate imediato, fazendo uso de cordas e escadas.
"A preparação é a chave para se minimizar o número de vítimas" - afirmou o presidente Reuven Rivlin, ele próprio participante destes testes.
Sistemas de detecção de sismos foram durante o ano passado instalados em escolas construídas antes de 1980. Outros 600 sistemas serão adicionados durante o próximo ano. O sistema identifica movimentações no solo causados por um terramoto e dispara imediatamente um alarme nas instalações da escola.
Segundo o Ministério da Educação, todos os alunos do 10º ano nas escolas de Israel serão submetidos a treinos durante o próximo ano lectivo, aprendendo os procedimentos mínimos em como lidar com um terramoto.
Para além dos simulacros hoje realizados, os estudantes que frequentam os 5º ao 12º ano já receberam formação apropriada relativa a sismos durante os meses de Fevereiro e Março deste ano. 

O sistema de educação está, nas palavras de um dos coordenadores, a colocar a ênfase na "evacuação imediata de infantários e escolas primárias."
Para além disso, o sistema de educação pode ajudar as equipas de socorro nas cidades afectadas, através da colocação em campo de psicólogos, professores estagiários e adolescentes voluntários. 
Segundo um responsável da Educação israelita, "O alvo é ensinar segurança, ao mesmo tempo que uma preparação para emergências. Mesmo quando um aluno não estiver na escola, ele saberá o que fazer em qualquer situação."
Os simulacros foram também realizados no edifício do Parlamento, na capital Jerusalém, e no palácio presidencial, com a participação do próprio presidente israelita Reuven Rivlin.

Shalom, Israel!

Sem comentários: