sexta-feira, setembro 01, 2017

HÁ EXACTAMENTE 120 ANOS, DEZ CONSAGRADOS CRISTÃOS CUMPRIAM A PROFECIA DE ZACARIAS 8:23, AJUDANDO A MUDAR PARA SEMPRE O DESTINO DO POVO JUDEU

Foi há exactamente 120 anos que o visionário judeu Theodor Herzl convidou 10 cristãos para participares no Primeiro Congresso Sionista, a realizar em Basiléia, Suíça, aquele que daria início ao movimento sionista moderno, e em que foi para sempre traçado o caminho para o estabelecimento do moderno estado de Israel. O que Theodor Herzl e os 10 cristãos por ele convidados talvez não soubessem é que estavam a cumprir pelo menos inicialmente uma antiga profecia bíblica!
"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco" - Zacarias 8:23.
O dia 31 de Agosto assinala os 120 anos da realização do Primeiro Congresso Sionista, convocado e dirigido por Herzl. Estiveram presentes naqueles dias 208 delegados de 17 países, estando 26 jornalistas presentes para cobrir o evento para os jornais da época. 
Precedendo em 20 anos a Declaração de Balfour e em 50 anos a declaração da independência do moderno estado de Israel, o movimento secular sionista era apoiado por uma minoria de judeus. Tanto as correntes reformistas judaicas como as ortodoxas opunham-se ao mesmo.

APOIO DOS CRISTÃOS
O VISIONÁRIO THEODOR HERZL
TORNOU-SE NUM VERDADEIRO
PROFETA PARA O POVO JUDEU
O que surpreende é o facto de ter havido um grupo de 10 cristãos influentes a manifestarem o apoio às idéias proféticas e visionárias de Herzl para a o estabelecimento de um lar nacional para os judeus, na então "Palestina", ainda sob o domínio turco otomano. Os 10 cristãos estiveram presentes no congresso, apesar de o teor do mesmo não seguir os parâmetros bíblicos e proféticos.
O apoio cristão ao retorno dos judeus à sua Terra perdura até aos dias de hoje. Tommy Waller, líder da "Hayovel", uma organização que leva cristãos a Israel como agricultores voluntários, pensa que é um seguidor dessa ligação antiga, e por isso percebe bem o sentimento desses 10 pioneiros cristãos:
"Aqueles dez homens foram muito corajosos. Havia na altura movimentos voltados para o messianismo e que apoiavam os sionistas de então através da oração e da acção, mas naquela época o anti-sionismo era a principal corrente de opinião. Para um cristão ficar ao lado de um judeu, identificando-se com ele, era algo impressionante. E, de certa forma, ainda hoje é."
Waller explicou que ainda hoje, muitos cristãos que apoiam Israel por razões bíblicas são ostracizados pelas suas próprias igrejas. Ele sente mesmo assim que essa é uma transição que os cristãos têm de fazer. A própria existência do estado de Israel está transformando a Igreja, desafiando a "teologia da substituição", que para Waller e para muitos cristãos bíblicos é um doentio e insustentável aspecto do cristianismo.
"O teste real à teologia da substituição acontece quando os cristãos começam a ter a humildade de irem ter com um judeu e dizer: 'Estou contigo, estamos trabalhando juntos.'"

CRISTÃOS QUE ENCORAJAM JUDEUS A VOLTAREM PARA A SUA TERRA
"Ao longo de toda a História têm havido cristãos que têm encorajados os judeus a fazerem o que é certo e começarem a mover-se na direcção de Israel. Essa é a nossa tarefa enquanto não-judeus. Rodear os judeus, e dizer-lhes para que não desistam. Israel não tem só a ver com o mundo judeu: tem a ver com o mundo inteiro. Os cristãos precisam dos judeus para isso" - conclui Waller.

WILLIAM HECHLER E FAMÍLIA
O ANGLICANO WILLIAM HENRY HECHLER AO LADO DO JUDEU HERZL
Pouco se sabe acerca dos cristãos que participaram no Congresso de Basiléia. Mas há um que é constantemente mencionados no diário de Herzl como tendo tido uma enorme influência sobre ele e sobre o movimento sionista emergente. Trata-se do reverendo William Henry Hechler, um clérigo anglicano que acreditava na restauração do povo judeu para os últimos dias. Este homem de Deus acreditava que um grande evento iria ocorrer durante o ano de 1898 e que conduziria à restauração dos judeus. No início de Março de 1896, Hechler tomou conhecimento do livro de Herzl "Der Judenstaadt" (O estado judaico), o qual havia sido publicado escassas semanas antes. Hechler fez uso das suas ligações com políticos para apresentar Herzl a líderes e a pessoas influentes, de forma a avançar com a sua missão. Hechler escreveu obras escatológicas e fez uma verdadeira cruzada contra o anti-semitismo. 

HENRY DUNANT
OUTROS 9 PARTICIPANTES CRISTÃOS
Pouco se sabe dos outros 9 participantes, com excepção do último, para além dos seus nomes e localidades de origem. Eis os nomes: tenente-coronel C. Bentick, da Inglaterra; I.W. Bouthon-Willy, de Viena de Áustria; Maria Kober Gobat, filha do bispo protestante de Jerusalém e que contribuiu com o martelo utilizado para o arranque do congresso; o missionário protestante alemão, Pr. Johann Lepsius, de Berlim, Alemanha; barão Maxim von Mantueffel, de St. Michele, França, que mantinha uma quinta agrícola para a formação de jovens agricultores judeus; o reverendo John Mitchell; professor Paul Speiser, membro do parlamento suíço e presidente do Conselho Nacional Suíço; o autor e professor F. Heman, de Basiléia, e Henry Dunant, o famoso co-fundador da "Cruz Vermelha" agraciado em 1901 com o Prémio Nobel da Paz, e declarado "cristão sionista" pelo próprio Theodor Herzl. Dunant foi um confesso protestante tremendamente influenciado pelo seu conhecimento da Bíblia. 

Shalom, Israel!

5 comentários:

Itamar França Teodoro disse...

OH GLÓRIA A DEUS!

olga disse...

Há períodos de tempo bem significativos envolvendo a nação de Israel neste e no próximo ano... 120, 50, 70... períodos que estão relacionados a restauração de Israel e Jerusalém...
Que Deus levante mais cristãos comprometidos com a Palavra de Deus neste tempo e que possam se unir e lutar por Israel como aqueles dez cristãos fizeram a época de Teodor Herzl!
E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
Romanos 11:12
Shalom Israel
Olga

olga disse...

Acredito que Zacarias 8 ainda vai se cumprir! Provavelmente nos nossos dias...

E os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do Senhor, e buscar o Senhor dos Exércitos; eu também irei.
Zacarias 8:21
Shalom Israel!
Olga

Lucas disse...

Fantástica história. Obrigado pelo post,que Jesus Cristo Bendito seja continue lhe dando sabedoria e conhecimento para que o senhor seja sempre um canal de bênção !!!

Shalon Israel...

Victor Nunes disse...

Esses 10 cristãos são exemplo mas esse número se multiplicou hoje são milhares de cristãos a favor de Israel