sábado, novembro 11, 2017

O IRÃO ESTÁ A CONSTRUIR UMA BASE MILITAR PERMANENTE NA SÍRIA

Fotos tiradas por satélite divulgadas pela BBC mostram a construção de duas dezenas de edifícios, claramente com o propósito de alojar soldados e veículos. 
Segundo relatos da BBC, o Irão estará construindo uma base militar permanente a sul de Damasco.
Desde há muito que Israel vem avisando a comunidade internacional de que o Irão quer ter uma presença militar permanente na Síria, como parte dos seus esforços para controlar um corredor que ligará o Irão ao Mediterrâneo, aumentando dessa forma a sua presença e influência no Médio Oriente.
Segundo o relatório da BBC, a base militar iraniana situa-se a uns 14 kms. a sul da capital síria Damasco, a uns meros 50 quilómetros da fronteira Norte de Israel.
Pesquisas independentes comprovam que estas construções se destinam claramente a fins militares.
Na semana passada Netanyahu informou que as ameaças apresentadas pelo Irão no Médio Oriente estão a levar alguns países da região a fazer alianças até aqui impensáveis com o estado judaico. 
"O Irão está a devorar uma nação atrás da outra. E, fá-lo por conquista directa, ou usando fantoches. Eles (os iranianos) já tomaram conta do Líbano, do Iémen... e tentam agora fazer o mesmo com o Iraque e a Síria."
"As boas notícias" - acrescentou o primeiro-ministro israelita - "é que os outros tipos estão a aproximar-se de Israel como nunca antes aconteceu. Isso é algo que eu nunca esperei ver no meu tempo de vida."
Netanyahu avançou ainda a informação de que Israel está a "trabalhar duro" para estabelecer uma aliança eficaz "com modernos estados sunitas", de forma a contraporem qualquer agressão iraniana (xiita.)
Netanyahu acrescentou ainda que Israel jamais permitirá que o Irão venha dominar a Síria: "Eles querem deixar lá o seu exército, suas bases aéreas e aviação de combate a poucos segundos de distância de Israel, e nós não vamos deixar que tal aconteça. Não dizemos isso de ânimo leve. Levamos a sério o que dizemos e apoiamos com acções."

Quem diria: a Arábia Saudita (o berço do islão) fazendo aliança com Israel (o berço do judaísmo e do cristianismo)?

Shalom, Israel!



Sem comentários: